quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MINHA HISTÓRIA DE SUCESSO:

POR PABLO WANRICK SILVA FERREIRA
ACADÊMICO DE MEDICINA- 1º PERÍODO-UEPA-SANTARÉM



                         
 Falar de si mesmo não é uma tarefa muito fácil. Mas posso dizer que tenho pais maravilhosos, e que nasci num dia predestinado ao trabalho , a luta incansável para alcançar minhas metas na vida. Nasci num dia 1º de Maio de 1988, filho de Dulcinéia Oliveira e José Nazareno dos Santos Ferreira, sendo, portanto Itaitubense com muito orgulho. Minha vida desde criança sempre foi um desafio, desde cedo aprendi que pra vencer na vida é necessário ter força,  determinação, coragem e acima de tudo vontade de superar todos os obstáculos que surgirem pela frente.   Atualmente estou cursando o I período de Medicina na Universidade Federal do Pará(UEPA)  em Santarém onde fui aprovado em quarto geral numa disputa de 10 vagas. Minha mãe é doméstica, meu pai é escritor com formação em letras e também jornalista. Os meus pais sempre me incentivaram e acreditaram em mim, Mesmo financeiramente não sendo ricos meus pais continuam sendo meu grande sustentáculo pra vida. Uma das primeiras coisas que ele fez quando eu ainda era criança, foi despertar em mim o gosto pela leitura, sempre me dizendo que não basta apenas ter um diploma, mas sim também ser um bom leitor, ser bem informado, ter uma leitura abrangente  e diversificada. Estudei nas Escolas Batista, Semente  do Saber, Isaac Newton, Pimpolho(de  minha  querida e saudosa professora Hilarita  Paxiuba), Benedito Correa de Souza e conclui meu ensino  Médio em Santarém no Colégio Dom Amando. Embora muitos me desencorajassem por considerar uma área complexa, difícil de aprovação nunca dei ouvidos as opiniões negativas e resolvi que queria ser médico e agora estou sendo. Meu pai não tem dinheiro,é   uma pessoa humilde mas defensor intransigente de valores na vida que dificilmente se encontra nos dias atuais, dentre elas a honestidade, mas aprendi com ele que o amor, a  responsabilidade a participação na vida do filho, o sonho compartilhado pode superar em muito as dificuldades financeiras. Lembro que quando eu era bem pequenino quando ainda iniciava meus primeiros passos iniciava meus estudos no  Escolinha Pimpolho, depois Escola Batista, meus pais não faltavam a uma reunião na escola e sempre me ajudavam a corrigir as lições, dividam minhas horas numa disciplina espartana, hora pra brincar, estudar  por isso nunca repeti de série em nenhum nível dos meus estudos até chegar ao nível superior,etc..  Então vejo que na escola onde você no futuro terá  uma influência quanto a carreira que vai seguir,  é importante mas em minha difícil trajetória de vida, vencendo obstáculos constantes como se a vida fosse uma olimpíada, aprendi que tudo vai depender muito mais de você, de sua vontade, de se dedicar ao extremo nos estudos, o histórico escolar é uma referência o resto cabe a você, porque a vida é feita de escolhas certas ou erradas e ninguém escolhe por você o caminho  é seu....Quando decidi que queria ser médico precisei sacrificar um pouco de minha juventude, abrindo mão das facilidades do mundo moderno para me debruçar sobre livros  e apostilas. Tive sim o impulso e apoio de cursinhos pré vestibulares onde cursei em Santarém, depois Belém(Universo) mas volto a repetir que essas são ferramentas que alavancam seu sucesso na vida, mas nada vai acontecer, o esforço e sofrimento dos seu pais podem ser em vão , se você não for determinado, se você não acreditar que é capaz de vencer todas as barreiras da vida pra ser alguém na vida através dos estudos. E não tem nada a ver você ficar culpando destino, sua origem, dos seus pais, porque se fosse assim eu jamais estaria cursando medicina na UEPA porque meus pais são pessoas honestas, decentes, mas fizeram e estão fazendo tudo por mim mas com muita luta , sacrifício, amor e o sonho de saber que estou bem, estou realizado profissionalmente..Minha história de superação pode igual a sua você é capaz de alcançar suas metas é só não desistir jamais por pior que pareça a sua trajetória. Mas voltando a minha formação acadêmica vejo a graduação como uma primeira etapa de conquistas porque pretendo me especializarem neurologia, fazer pesquisas, escrever livros promover palestras fazer o diferencial nesse competivito e difícil mercado profissional cada vez mais exigente. Lembro que nas fases preparatória para passar em medicina estudava dia e noite, onde resolvia questões difíceis de química, física,matemática e outras matérias porque fazia dessa atitude uma filosofia de vida de vencedor porque sempre pensei e agi como vencedor.Como filho único precisei deixar a casa dos meus pais aos 16 anos pra encarar novos desafios La fora, não foi fácil, mas estava determinado a conquistar meus sonhos, mas sempre enfatizando que as pessoas que fazem parte de nossa vida são fundamentais para que possamos subir no podium do sucesso. Meus pais estão sendo decisivos nesse processo, mas logicamente que Deus sempre está presente em nossas vidas em todos os momentos, então além da garra, coragem,superação, outro ingrediente importante para você ter sucesso na vida é a fé, a crença que é possível conquistar suas metas...Pra concluir diria que não existe uma receita pronta pra você vencer na vida, creio que o principal ingrediente da conquista é você da os primeiros passos atropelar os obstáculos, acreditar que é possível e desistir jamais, nunca, ousar sempre e muito...E  aqui encerro minha singela escrita com uma frase inteligente e merecedora de profunda reflexão,  do grande magnata da indústria automobilística americana Henri Ford.
“SE VOCÊ PENSA QUE PODE, OU SEJA SE PENSA QUE NÃO PODE DE QUALQUER MANEIRA VOCÊ ESTÁ CERTO”- (Henry Ford)

Nenhum comentário: