quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ITAITUBA DECRETA ESTADO DE EMERGENCIA POR CAUSA DAS ESTIAGENS.

A exemplo  de Aveiro que já decretou decreto de emergência em razão das fortes estiagens, o município de Itaituba também tomou a mesma atitude tendo em vista que o cenário de danos não é muito diferente.
De acordo com o Coordenador da  DEFESA CIVIL  local,  Pedro  Dias Pinto  mais de cinco mil famílias  foram  atingidas, com prejuízos também para e economia. O Coordenador relatou no seu diagnóstico técnico que com a Hortifruticultura foram duzentos e nove mil. Horticultura trezentos e noventa e seis mil, e para os produtores de grãos e cereais  o prejuízo está na ordem de quinhentos e noventa e sete mil reais.
Ao explicar as perdas Pedro Dias Pinto enfatiza que isso se dá em função das fortes estiagens intercaladas com fortes chuvas na zona rural, o que compromete o escoamento dos produtos porque as estradas vicinais nessas áreas mapeadas ficam sem trafegabilidade, fazendo com que os produtos se estraguem antes de ser comercializados.
A defesa Civil de Itaituba que desde o inicio das estiagens vem fazendo um minucioso levantamento”in loco” de toda a problemática da seca do rio tapajós já concluiu seu relatório denominado Avaliação de Danos(AVADAN) que já foi encaminhado para a defesa |civil do estado onde agora Itaituba aguarda envio de ajuda para as famílias atingidas pelas forte estiagem que vem sendo considerada a maior dos últimos anos.
Dentre as comunidades há situações de total isolamento que tem obrigado os moradores principalmente  crianças e jovens que se deslocam andando para as escolas distâncias de até 5 km entre elas estão isoladas as comunidades de Limão e Moreira, Pedra Branca e Itapuru,  Ipaupixuna I e II, Independência I  etc...
COMUNIDADES ATINGIDAS, ALGUMAS ISOLADAS. Com a conclusão do Avadam que obedece a um critério de rigor no seu levantamento tanto com informações colhidas da população quanto com fotografias e filmagens, a Defesa Civil solicitou e o prefeito Walmir Climaco decretou estado de emergência em face da situação social calamitosa que atingiu o município.
Descrição da Área Afetada:

ÁREA RURAL (VICINAL):

ÁREA RIBEIRINHA:
BATATAL, BURITIZAL, SANTARENZINHO, PARANÁ MIRIM, LIMÃO, NOVACANAÃ, ITAPACURAZINHO I, ITAPACURAZINHO II, VILA RAIOL, VILA CAÇULA, ITAPACURA GRANDE, IGARAPE AÇU I, IGARAPE AÇU III, IGARAPÉ PRETO, MOLOQUINHA II, JESUS TE AMA, MARUIM, IPIRANGA II, IPAUPIXUNA I, IPAUPIXUNA II, BARRO BRANCO, ITAPURU, IPAININ, JARDIM DO OURO, NOVA INTEGRAÇÃO, LAGO DO ROQUE, NAZARÉ, CASTANHO, INDEPENDÊNCIA II, MOREIRA, PEDRA BRANCA, LIVRAMENTO.

ÁREA RURAL:
MORÃES DE ALMEIDA, JARDIM DO OURO, AGUA BRANCA, CAMPO VERDE, SÃO DOMINGOS, ESTRADA DE BARREIRAS, GUAJARÁ, NOVA OLINDA, PIMENTAL, SÃO LUIS DO TAPAJÓS, TRÊS IRMÃOS, RAMAL DO FARTURÃO, VICINAL DA 20, VICINAL DO BRABO, VICINAL DO IPIRANGA I e II, VICINAL DA 30, PANTANAL DE AREIA, VICINAL DO GREDO, MURMURÚ, BOM JESUS DO GUAJARÁ, VICINAL SANTO ANTONIO, VICINAL DO SÃO BENEDITO, NOVA INTEGRAÇÃO, SÃO JORGE, ARIXI, NOVO HORIZONTE, BAGAÇO GROSSO, RAMAL UNIVERSO, BODE COM SEDE, CAFORNIA KM 42, CONQUISTA I E II, SÃO SEBASTIÃO, VICINAL SANTA RITA, VICINAL NORTE SUL, VICINAL DO 35 L-D, VICINAL DO 35 L-E, VICINAL DE PEDRA BRANCA, VICINAL UNIÃO, VICINAL DO KM 17

Nenhum comentário: