quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Experiência de Vida com Ivana Lima







 Na verdade  não sei se minha  vida pode ser exemplo de superação, porque acredito que a cada dia estamos a esperar o que nos é reservado por Deus,e  o fato de a cada dia por estar aqui,e ter nova experiências é algo maravilhoso, e todos o dias eu considero  como superação. Na verdade posso ser, sim, testemunha do amor de Deus, e da sua graça.Tive uma infância  normal, como qualquer menina que junto viveu comigo  em Fordlandia; uma adolescência cheia de sonhos e  muitas  expectativas.Estas quais foram interrompidas por um casamento precoce aos 17 anos.Me vi sozinha com 2  vidas em minha total responsabilidade, duas filhas a quem eu deveria criar sozinha e por um tempo deixar adormecido sonhos que alimentei  por algum tempo. Tive muitas dificuldades, como provedora e responsável pelas minhas  filhas. Mas isso me impulsionava cada dia mais a querer pra elas o melhor. Na verdade, os sonhos que deixei esperando por algum tempo, passam a dar espaço ao que eu sonhava pra elas, pois estaria realizada com suas escolhas que fariam para suas vidas. ë o amor de mãe!!Fiz o possível pra que estudassem, já que  pelo fato de ter q trabalhar não pôde conciliar as duas coisas. Na época em que vivia em Itaituba, nos anos 80, pouco eram as pessoas que tinham acesso a  faculdade, na verdade sonhamos com um bom emprego, um negocio próprio talvez,sonhos limitadíssimos.Fazer faculdade custava muito caro, só havia nas grandes cidades, e pra isso nossos pais teriam que sacrificar seu orçamento para nos manter estudando tão longe de casa. Restava-nos terminar o 2º grau, e buscar emprego, e possivelmente um casamento. Quantos sonhos frustrados para as iniciantes da época, pela busca da independência econômica, e talvez possíveis feministas!

Em Itaituba, nos anos 80, com  o movimento de garimpos a demanda de empregos era enorme, e isso facilitava a vida dos jovens, trocamos o desejo de buscar uma profissão oficial,pelo fácil acesso a independência financeira.Alguns se tornaram empresários precocemente,sem nenhuma experiência profissional no setor que elegiam.Poucos foram os que investiram nos estudos,e nos tornamos balzaquianos desprovidos de grandes  perspectivas,ex-empresários frustrados por inexperiência em dirigir nossas empresas, e quase sem esperanças  de merecer o título de cidadão respeitável,já q a sociedade nos cobra uma posição na vida.Era na verdade correr atrás do tempo perdido,onde o que nos restava era...Ou tudo!!! ou tudo!!!!Sem escolhas, sem tempo, muitos com a família já formada. Assim  como muitos  fui em busca de uma profissão, a cidade oferecia poucas opções, assim, fui viver em São Paulo e escolhi  um curso quase que no "escuro" já não me restava  tempo a perder, queria uma profissão que não exigisse  tanto tempo de estudo e q principalmente me desse retorno  quase imediato. Ademais que pudesse conciliar a vida profissional com o papel de mãe, que neste momento já eram três. Identifiquei-me com a área da beleza, a qual me encanta!!!! “Todos nós temos dons adormecidos, escondidos, e desconhecidos, comparo como se tivessem guardados em uma “CARTOLA”, que quando deles necessitamos usamos força e coragem como palavra mágica ,para que saltem à sua hora e à sua vez”.

Foi assim q descobri o meu dom  na área da beleza, e com ela provi as necessidades básicas da família e com a qual me mantenho até hoje. Na luta do ia-a-dia,pude organizar minha vida profissional e de mãe;muitas vezes frágil,desanimada e sem horizonte ou expectativas,venci todas as dificuldades que cabiam a mim enfrentá-las.E sem saber ,estava ingressando na melhor faculdade: DA VIDA ! esta onde primeiro se faz estágio,depois a teoria.Ensinei aos meus filhos cerca de valores e principalmente a importância de não desistir de seus sonhos.Que obstáculos existem para serem enfrentados, e que o melhor mestre são os desafios que enfrentamos.Eduquei  3 lindas crianças com métodos de principiante,porque educação de filhos não tem receita,e foi errando e acertando que ajudei a formar o caráter de cada um.Aprendi com eles,me eduquei com eles, e tentei me ajustar á medida de seus crescimentos.Tenho três filhos, Gabriela (26), Alice (24), Fernando (17),filhos estes do qual me orgulho,pessoas que não só gerei,mas também preparei pro mundo. Gabriela casou-se muito cedo, e em 2002 decidiu Viver na Espanha, mãe de uma criança de três meses arriscou-se a buscar seus sonhos em outro país,os filhos aos  olhos de mãe sempre serão crianças, e tive medo e insegurança de que não pudesse adaptar-se ao novo papel, para minha surpresa se mostrou forte e madura.Alice tentou  vestibular em Santarém, e com ajuda de  minha mãe  Nazaré, cursou Direito por 2 anos.Durante esse tempo passamos por dificuldades financeiras,e Alice teve q abandonar o curso e também arriscar sua independência financeira junto á irmã Gabriela na Espanha.Meu filho Fernando Estuda em São Paulo.Assim ,como fui mãe precoce, mais cedo me vi sem os filhos.Agora seria a hora de fazer valer e por em pratica meus ensinamentos a eles.Quanta insegurança!!!Tive dúvidas sobre minha capacidade no papel de mãe e educadora. E pra meu orgulho hoje me dou conta  de que soube plantar O amor, a simplicidade, honestidade e principalmente responsabilidade em meus filhos. Relutei durante 8 anos em vir conhece a Europa, estava acomodada,sentia insegurança e principalmente não concebia  a hipótese de mudar de país.Hoje me encontro aqui,juntos ás minhas filhas e neto, estou despertando aquele sonho que deixei guardado nos anos 80, e  vejo que hoje, tenho tempo, oportunidade e muita vontade de estudar.E o que é melhor ,conhecendo outras culturas Estou aproveitando esta "breve" visita  à Europa, pra por meus estudos em dia. Estou fazendo curso superior de visagismo (relacionada a área de beleza).E sei que obstáculos, dificuldades ainda virão, mas isso faz parte do aprendizado também .Minhas filhas estudam, trabalham e como unidas que são, compartilham na educação de Gabriel(8 anos)meu neto. Estão investindo no futuro, e com muita coragem enfrentam  os desafios que a vida apresenta Hoje acalento o sonho de  reunir minha família em um só lugar e desejo que este lugar seja o nosso país Brasil.

Desde cedo a vida nos coloca frente a situações de decisões. Algumas fáceis outras nem tanto; e cada vez mais complexas à medida que crescemos e madurecemos. Passamos a vida praticando com nossas escolhas e caminhando por elas.E entre erros e acertos,percebemos o quanto precisamos  cuidar para que seja saudáveis.As escolhas estão em todas as aéreas da vida,acadêmica,profissional, relacional.Todas exigem de tempos em tempos que mudanças, alterações o adaptações aconteçam. 
É preciso que cada um se saiba autor de sua própria vida.Tempos muito mais escolhas do que costumamos aproveitar.Escolhemos a todo o momento,inclusive, até a decisão ,também consciente ou não de não escolher,é uma escolha.e as vezes um das mais perigosas.Eu escolhi lutar por meus objetivos.Tracei metas e dei tudo de mim para executá-las.Sei que ainda viverei tormentas,dificuldades como qualquer mortal;.mas o desanimo  não estar aliado á minha coragem e determinação.O que quero pra mim estar muito mais alem  que qualquer obstáculo. Hoje, estou vivendo num povoado chamado  Lasarte, pais Vasco. Um povo que luta por sua independência da Espanha.Uma cultura distinta da nossa,uma política invejável.Fomos felizes em sermos bem acolhida neste lugar.Aqui temos oportunidades como poucos estrangeiros tem em toda Europa.tive dificuldades com o idioma, e em poucos meses tendo curso gratuitos pra estrangeiros já me arrisco falar meu portunhol, e começar meu curso Superior em Visagismo, pois sem dominar o idioma isso seria impossível. Atualmente faço curso de inglês, pois quero conhecer outros paises.Assim me disponho a abrir brechas onde minha força permitir.A vida é cheia de surpresas, e não temos o controle sobre ela, mas é preciso estar atento para as oportunidades!

2 comentários:

DidiUmbelino disse...

Ivana, gostei, vc é uma guerreira. Um beijo.

Lilian Bouillet disse...

Parabéns Ivana!! Com essa garra, tenho certeza que conseguirá todos seus objetivos!!! Vc merece mto tudo o que conquistou!! Lilian Bouillet