sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ANAC SUSPENDE VÔOS POR EXPLORAÇÃO DE TRABALHO




As alternativas para embarque e desembarque de passageiros via aérea está limitada a apenas a uma empresa aérea, depois da ANAC entender que a empresa META Linhas Aéreas que operou até final de 2010 nesta cidade, teve seus vôos suspensos, depois de se certificar que os pilotos estariam passando por uma super jornada de trabalho, sem direito a descanso. Sem descanso a tripulação não suportou os desgastes físico, mental e a tamanha responsabilidade com os passageiros e denunciaram o fato para que seus direitos impostos por lei fossem respeitados. A ANAC após apurar os fatos suspendeu os vôos de várias cidades do Oeste Paraense por tempo indeterminado, até que a empresa cumpra com os padrões exigidos e assegure as condições de trabalho dos tripulantes e de seus passageiros. Hoje apenas uma empresa estar operando em Itaituba, as tarifas que já eram exorbitantes, praticamente agora a necessidade obriga o passageiro em pagar uma super tarifa para chegar ao seu destino, principalmente agora que é considerada a época de alta temporada, perante as férias.
O maior agravante nesse caso é a falta de opção, perante uma necessidade, e o passageiro agora tem que contar com o fator sorte, caso contrario, a espera são de vários dias. De acordo com informações, ainda existe a possibilidade que a TRIP Linhas Aéreas tenha também seus vôos suspensos pela ANAC por falta de adequação na pista do aeroporto, entre outros problemas. As duas empresas estão com a venda de passagens suspensa, até que seja tomada as providências legais para solucionar as causas que levou a ANAC a tomar a dura decisão. Porém as informações se concretizam que representantes da empresa já estiveram em reunião com o prefeito Valmir Climaco dando maior atenção ao caso prometendo tentar solucionar com maior urgência as irregularidades detectadas na pista de aviação, para o bem comum de passageiros e empresas. O caso que intriga, principalmente da TRIP, é o fato porque somente agora depois de anos e anos operando aqui veio a confrontar esta situação com a administração que colocou em pratica há pouco tempo serviços que até então, a própria INFRAERO que mantém a manutenção técnica e um competente quadro de funcionários que há oito meses tem feito um trabalho administrativo sem receber nem uma critica.
A triga dos passageiros se resume da seguinte ordem: primeiro Itaituba nas décadas de 70 e 80, já foi reconhecido como o aeroporto mais movimentado do mundo com pousos e decolagem que somavam mais de cem aeronaves de pequeno porte. Mais recebia também os chamados búfalos do exercito, super cargueiros lotados de homens e mercadorias para sustentar o 33º BIS. Depois desse reconhecimento em função de pousos e decolagem, as empresas maiores começaram a se instalar na década de 90, entre, PENTA, TABA, NOEDESTE, TA E GOOL, por mais de uma década essas empresas operavam com um fluxo enorme de passageiros, mais por motivos diferenciados, foram retirando seus serviços, ficando a META para cobrir a demanda que só crescia. Ainda nessa época a pista era considerada para pouso e decolagens de apenas aeronaves de pequeno e médio porte, mesmo assim o fluxo de passageiros era tamanho que as empresas se arriscavam a usar a habilidades de grandes comandante que raramente com essas empresas os riscos de acidentes era considerado zero. Agora depois que o aeroporto passou por toda uma transformação, não sendo um dos melhores cartões postais do estado, mais considerado um da região, surgem os problemas internos de alguma empresa e para endossar os limites do absurdo, a outra empresa também aproveitou para inspecionar a risca encontrando sabe-se lá o quê na linguagem técnica para pairar o caos nesta área de aviação que está deixando seus representantes térreos e passageiros com a maior preocupação. As passagens foram esgotadas por todo o mês de janeiro e fevereiro, mais até segunda ordem está suspensa nova compra por tempo indeterminado.  

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