quinta-feira, 25 de novembro de 2010
ITAITUBA DECRETA ESTADO DE EMERGENCIA POR CAUSA DAS ESTIAGENS.
A exemplo de Aveiro que já decretou decreto de emergência em razão das fortes estiagens, o município de Itaituba também tomou a mesma atitude tendo em vista que o cenário de danos não é muito diferente.
De acordo com o Coordenador da DEFESA CIVIL local, Pedro Dias Pinto mais de cinco mil famílias foram atingidas, com prejuízos também para e economia. O Coordenador relatou no seu diagnóstico técnico que com a Hortifruticultura foram duzentos e nove mil. Horticultura trezentos e noventa e seis mil, e para os produtores de grãos e cereais o prejuízo está na ordem de quinhentos e noventa e sete mil reais.
Ao explicar as perdas Pedro Dias Pinto enfatiza que isso se dá em função das fortes estiagens intercaladas com fortes chuvas na zona rural, o que compromete o escoamento dos produtos porque as estradas vicinais nessas áreas mapeadas ficam sem trafegabilidade, fazendo com que os produtos se estraguem antes de ser comercializados.
A defesa Civil de Itaituba que desde o inicio das estiagens vem fazendo um minucioso levantamento”in loco” de toda a problemática da seca do rio tapajós já concluiu seu relatório denominado Avaliação de Danos(AVADAN) que já foi encaminhado para a defesa |civil do estado onde agora Itaituba aguarda envio de ajuda para as famílias atingidas pelas forte estiagem que vem sendo considerada a maior dos últimos anos.
Dentre as comunidades há situações de total isolamento que tem obrigado os moradores principalmente crianças e jovens que se deslocam andando para as escolas distâncias de até 5 km entre elas estão isoladas as comunidades de Limão e Moreira, Pedra Branca e Itapuru, Ipaupixuna I e II, Independência I etc...
COMUNIDADES ATINGIDAS, ALGUMAS ISOLADAS. Com a conclusão do Avadam que obedece a um critério de rigor no seu levantamento tanto com informações colhidas da população quanto com fotografias e filmagens, a Defesa Civil solicitou e o prefeito Walmir Climaco decretou estado de emergência em face da situação social calamitosa que atingiu o município.
Descrição da Área Afetada:
ÁREA RURAL (VICINAL):
ÁREA RIBEIRINHA:
BATATAL, BURITIZAL, SANTARENZINHO, PARANÁ MIRIM, LIMÃO, NOVACANAÃ, ITAPACURAZINHO I, ITAPACURAZINHO II, VILA RAIOL, VILA CAÇULA, ITAPACURA GRANDE, IGARAPE AÇU I, IGARAPE AÇU III, IGARAPÉ PRETO, MOLOQUINHA II, JESUS TE AMA, MARUIM, IPIRANGA II, IPAUPIXUNA I, IPAUPIXUNA II, BARRO BRANCO, ITAPURU, IPAININ, JARDIM DO OURO, NOVA INTEGRAÇÃO, LAGO DO ROQUE, NAZARÉ, CASTANHO, INDEPENDÊNCIA II, MOREIRA, PEDRA BRANCA, LIVRAMENTO.
ÁREA RURAL:
MORÃES DE ALMEIDA, JARDIM DO OURO, AGUA BRANCA, CAMPO VERDE, SÃO DOMINGOS, ESTRADA DE BARREIRAS, GUAJARÁ, NOVA OLINDA, PIMENTAL, SÃO LUIS DO TAPAJÓS, TRÊS IRMÃOS, RAMAL DO FARTURÃO, VICINAL DA 20, VICINAL DO BRABO, VICINAL DO IPIRANGA I e II, VICINAL DA 30, PANTANAL DE AREIA, VICINAL DO GREDO, MURMURÚ, BOM JESUS DO GUAJARÁ, VICINAL SANTO ANTONIO, VICINAL DO SÃO BENEDITO, NOVA INTEGRAÇÃO, SÃO JORGE, ARIXI, NOVO HORIZONTE, BAGAÇO GROSSO, RAMAL UNIVERSO, BODE COM SEDE, CAFORNIA KM 42, CONQUISTA I E II, SÃO SEBASTIÃO, VICINAL SANTA RITA, VICINAL NORTE SUL, VICINAL DO 35 L-D, VICINAL DO 35 L-E, VICINAL DE PEDRA BRANCA, VICINAL UNIÃO, VICINAL DO KM 17
MAIS DE QUINHENTOS KILOS DE MEDICAMENTOS SÃO INCINERADOS
Na operação Topázio da Policia Federal no mês de agosto, em parceria com a Vigilância Sanitária, nos estabelecimentos relacionados a saúde como drogarias, farmácias e laboratórios, levou para a prisão alguns proprietário desses estabelecimentos, além do fechamento de alguns outros. A operação surpresa pegou alguns donos desse tipo de comercio de surpresa, ocasionando, apreensão de medicamentos vencidos, recipiente com medicamentos sem rótulos de identificação e outros com fabricação em laboratórios sem uso adequado, fora do padrão da ANVISA, sendo que a manipulação produzida de ervas que segundo os agentes eram transformadas em medicação como cremes, comprimidos e pomadas com a promessa da cura para muitos males prejudicial á saúde. A apreensão foi bastante intensa tendo como resultado maior a apreensão de mais de quinhentos kilos desses medicamentos que ao invés de fazer o bem, estariam prejudicando a saúde da população. As falsas promessas de cura com as manipulações de ervas que não surtem nem um efeito de cura, foi algum dos produtos que mais surpreenderam por hoje a população acreditar na medicina convencional, principalmente nas cidades interioranas que o uso desses medicamentos é passada de geração em geração com diferenças que na época da vovó, o chá era o milagre, na segunda geração começaram a aparecer as pomadas e nos dias de hoje com a presença mais forte da tecnologia, surgem as cápsulas, as pílulas milagrosas. Mesmo com muitos esclarecimentos que a mídia faz, as pessoas preferem ser enganadas a acreditar que durante a vida viu tal erva fazer efeitos milagrosos do que aceitar a idéia de ter sido ludibriada por falsos profetas da ciência. Depois de todo o processo da alta apreensão a ANVISA determinou esta semana aos agentes que os produtos apreendidos fosse dado fim com a incineração de todo o material apreendido na operação.
ITAITUBA MAIS UMA VEZ FICA SEM DELEGADA DA MULHER
Há menos de um mês a frente da delegacia da mulher, a delegada Eliete Cristina Alves já tirou férias, licença e mais uma vez a delegacia da mulher fica sem titular. Os casos envolvendo violência contra a mulher, nos últimos dois meses aumentaram consideravelmente. Somente neste período três assassinatos foram registrados sem falar nas agressões físicas e outros tipos de violência que são registrados na 19º Seccional. Mesmo com constrangimentos, as mulheres não se opõem em fazer o boletim de ocorrência contra seus agressores. Ainda assim a policia nem sempre coloca atrás das grades os amantes violentos que deixam sem dúvida uma seqüela para o resto da vida nessas mulheres, quando o cujo dever de esposa termina na porta de uma delegacia. As marcas do sentimento viram feridas abertas no peito transformando o amor em ódio. Na verdade nossas mulheres estão sendo assassinadas, violentadas, desrespeitadas, agredidas, feridas, deixando de viver livremente por conta de amantes ciumentos, canalhas que não se conformam com a separação, usando a maldita da cachaça como desculpas para seus atos violentos. Quando o final não é trágico, as marcas da beleza da mulher brasileira, ás vezes são expostas em seus corpos marcadas para o resto de suas vidas, como gado marcado pelo dono. Apesar da Lei Maria da Penha hoje ser uma ameaça para esse tipo de covardia do bicho homem contra a mulher, não diminui o índice dessa violência que já virou banalidade, principalmente em Itaituba, que não se sabe o porque a delegacia da mulher serve apenas de hospedagem para alguns funcionários, pois a freqüência de delegada titular para se dedicar aos direitos exclusivos da violência contra a mulher, não estão sendo respeitados. O vai e vem de delegadas já virou rotina, pois se tratando de direitos, as mulheres mesmo sabendo que existe a 19º Seccional, estão desprovida de uma assistência maior por Lei. Ou seria verdade que a Lei Maria da Penha, virou mesmo Lei Maria da Peia?
VOCÊS VÃO TER QUE ME ENGOLIR... TIRIRICA AGORA É EXCELÊNCIA.*
Tiririca é cara , a alma e o coração do Brasil. ao receber mais de hum milhão de votos virou um espelho embaçado que reflete o brasileiro excluído, analfabeto, desempregado, (?), pobre, alienado, sem instrução, sem noção. Pelo menos é esse paradigma é por esse prisma que uma elite podre e asquerosa projetaria para justificar tal fenômeno político. Ou como diria o grande poeta, compositor Cazuza, a elite fede, mas tem dinheiro pra comprar sabonete.
Mas pelo mérito da democracia ele foi eleito, como na marchinha de carnaval serão mais de trezentos palhaços no salão. Mas palhaço mesmo é o sistema eleitoral do Brasil que após aceitar o registro da candidatura de Tiririca agora tenta retirar esse direito alegando que ele não sabe fazer um Ó nem sentando na areia de uma praia. Mas indecência maior do que ser analfabeto é ser corrupto, ladrão e essa nódoa Tiririca ainda não carrega, seu mal é como a de tantos brasileiros ter tido preguiça de estudar para ao menos os aprender a ler e escrever (se for verdade. O que andam dizendo dele)
Mas o Brasil vive uma epidemia de Tirricas na política federal, estadual e municipal e se for para levar o debate pelo prisma da palhaçada então quem votou nele também é palhaço como foram palhaços os que elegeram o hipopótamo Cacareco que recebeu maior votação para a Câmara municipal de São Paulo,depois vieram os Romários da Vida, Clodovil,Cacique Juruna e tantas outras figuras folclóricas pelos rincões afora desse pais.
Mas como o presidente Lula que veio do nordeste fugindo da seca e da miséria e se tornou inquilino do Planalto Central, essa celeuma em torno de Tirrica é apenas a cortina da hipocrisia e do preconceito, então quem elegeu o palhaço cearense desprovido de QI, sem noção, sem opinião, não deveria refutar o fato de que essa avalanche de voto consolidou a identidade do Brasil/ projetada nas urnas...
Falta o humorista falar diante da Câmara igual Zagalo quando foi criticado por torcedores ”Vocês vão ter que me engolir, seus bando de abestados”. E pra encerrar deixo ao amigo leitor (a) um texto magnífico do alemão Bertold Brecht que deveria ter nascido no Brasil, onde versa sobre o verdadeiro significado do analfabeto político que não está só nas favelas e senzalas, mas também nas academias, nas faculdades, escritórios etc... Então que respeitem o direito do Tiririca e a soberania de seus votos, e quanto aos tais demiurgos das leis que vivem encastelados nas redomas de vidro da arrogância, que retornem as suas insignificâncias e aceitem a voz rouca do povo que veio das ruas em forma de um voto digitado em nome de um cidadão brasileiro chamado Francisco Everardo de Oliveira conhecido por Tiririca e que nasceu em Itapipoca no Ceará e que foi ungido democraticamente por quase dois milhões de votos.
O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos
acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço
do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel,
do sapato e do remédio
dependem de decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que
se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância nasce a prostituta,
o menor abandonado, o assaltante e o pior dos bandidos
que é o político vigarista, pilantra,
o corrupto e o lacaio dos exploradores do povo.
- ( O autor é jornalista, escritor e historiador)
VAIDADE FEMININA
Por InfoMoney, InfoMoney, Atualizado: 16/11/2010 9:02
Mais da metade das mulheres que querem fazer plástica está na classe C
SÃO PAULO – Das 2,5 milhões de brasileiras que pretendem se submeter a uma cirurgia plástica até o final de 2010, 55% estão na classe C, segundo uma pesquisa realizada pelo Data Popular.
Em uma estimativa em relação aos 15 dias anteriores à pesquisa, 1,3 milhão de mulheres fizeram tratamento em uma clínica de estética, das quais 700 mil estão na chamada “classe emergente”. Além disso, 2,7 milhões de mulheres querem fazer uma drenagem linfática até o final do ano – 1,4 milhão são da classe C.
Vaidade
Cerca de 38% das mulheres brasileiras foram ao salão de beleza nos 15 dias anteriores ao levantamento. Elas somam 25 milhões, das quais 15 milhões (59%) estão na classe média.
Além disso, um total de 14 milhões de mulheres fez algum tratamento de cabelos no período, sendo 9 milhões (60%) da classe C.
Ainda falando de vaidade, nos últimos 30 dias, 13,2 milhões de mulheres compraram bijuterias (7,4 milhões são clientes da classe média), 7,6 milhões compraram bolsas e acessórios (4,1 milhões pertencentes à classe C), 12,7 milhões compraram cremes para o corpo (7,1 milhões na classe C) e 11,3 milhões de mulheres compraram sapatos (6,4 milhões da classe média).
O que mais elas fazem?
Das atividades e hábitos mais comuns das 68,4 milhões de brasileiras acima de 18 anos, estão fazer compras em supermercados (91%), cozinhar para a família (75%), tentar se alimentar de maneira saudável (53%) e costumar usar produtos que a mãe usava (26%). Cerca de 39% gostam de viajar para a praia e 9% frequentam uma academia de ginástica.
PREFEITO MANUEL SALES LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL DA PRAÇA FREI MIGUEL LANGE
Ele foi uma personalidade histórica de relevância para Fordlândia em sua nobre missão religiosa. Frei Miguel Lange vai ter sua antiga praça reconstruída em padrões de arrojada e moderna arquitetura... Com essa finalidade no dia 6 de Novembro o prefeito Manuel Sales lançou a pedra fundamental com exibição da maquete da futura praça.
O prefeito em seu discurso relembrou sua infância em Fordlandia quando freqüentava as missas e recebeu batismo do Frei Miguel. O prefeito emocionado disse que era uma justa homenagem, revitalizar a praça que leva o nome do Frei pela sua importância no contexto histórico de Fordlandia e adjacências.
Por sua vez a presidente da Associação dos Filhos de Fordlândia, professora Maria de Nazaré (Nazica), parabenizou o prefeito e seus secretários pela excelente idéia de lembrar de Frei Miguel Lange por tudo que ele representou para Fordlandia e para a vida de todos os filhos de Fordlandia que retornam anos depois para a comemoração dos 82 anos da Vila.
O evento que recebeu as bênçãos do Pastor Cláudio da Igreja Presbiteriana Renovada foi prestigiado também pelo vereador Rubemir Pereira, vereadoras Maria da conceição e Laurineide Moura, secretário Aloísio Souza (planejamento e Finanças) educação (Gilmar Lira) Baico, diretor de esportes, vice presidente da Comunidade.Sr. Ribamar, ex prefeita Maria Gorete Dantas Xavier e filhos de Fordlândia que vieram para a programação festiva que foi marcado pelo Baile do Reencontro.
FILHO ESTUPRA MÃE DE 74 ANOS
De pré nome Cladenor, o individuo há seis meses encontrava-se no garimpo, quando esta semana voltou para a casa dos pais, a mãe feliz com o retorno do filho, prometeu fazer um jantarzinho em comemoração, enquanto isso o filho saiu para beber. Ao retornar embriagado e aparentemente drogado chegou surpreendendo a mãe de 74 anos que junto ao fogão ainda terminava o jantar para o filho. Ao entrar partiu para cima da mãe e deu inicio a uma seqüência de abusos com a mãe que tentava se defender da fúria do filho sem sucesso. De acordo com a vitima, o individuo obrigou a própria mãe a fazer todos os tipos de relação sexual literalmente. Depois do abuso sexual, a mãe pediu socorro e a policia foi acionada conseguindo prender em flagrante “o mostro do Degredo”. Após a prisão ainda sem seu estado normal, nega o crime e diz que só acredita e diz que se isso aconteceu é coisa do diabo. O estuprador está sendo identificado pela policia como o Mostro do Degredo, pelo fato do ocorrido ter acontecido naquela comunidade. A mãe do individuo teve três costelas quebradas pelo fato de tentar se libertar das garras da monstruosidade do filho.
CADEIA PARA O MARGINAL QUE AGORA É MAIOR DE IDADE
Cambota” velho conhecido da polícia e o terror para muitas vitimas, o meliante que há anos vem aprontando, fazendo terrorismo com pessoas de bem, que foram por muitas vezes vitimas de roubo entre outros crimes de pequeno e médio porte, porém apenas era levado para a DEPOL e em seguida solto por ter como aliado o estatuto da criança e do adolescente que protege que menores infratores, delinqüentes,assassinos, ladrões, estupradores, estelionatários e ouros crimes do código civil, impede a prisão desses menores incentivando o descontrole da impunidade. A policia em Itaituba registra um grande índice dessas violências e na maioria cometida por menores, nada pode fazer . Prende num dia e solta no outro, é Lei, lei esta que abrange parte da insegurança pública, pelo fato dos mandantes da criminalidade ser maiores que se refugiam atrás dos menores que não entregam seus chefões. E o fato de Itaituba ser desprovido de uma instituição para acolher esses menores delinqüentes a policia pouco faz, só resta apelar para a justiça em último caso em atender e solicitar a transferência de alguns desses menores infratores que diante dos fatos são por demais repetitivos. No mais ficam impunes cometendo os mesmos delitos chegando a ceifar vidas. Um desses terror para a sociedade conhecido como “cambota”, completou maior idade e diante dos crimes mais ousados, agora a policia conseguiu prendê-lo por estar roubando uma sacola de panelas, talvez um dos crimes menos agravantes na fixa do bandido que poderia ser apenas para comprar uma cabecinha de nóia, porém foi pego com a mão na panela e a população aproveitou a oportunidade para se ver livre do sujeito. A prisão do marginal só foi possível porque a população colocou a mão no bandido e o entregaram para a policia onde deve ficar um tempinho por lá, pelo menos é o que se espera.
Cambota” velho conhecido da polícia e o terror para muitas vitimas, o meliante que há anos vem aprontando, fazendo terrorismo com pessoas de bem, que foram por muitas vezes vitimas de roubo entre outros crimes de pequeno e médio porte, porém apenas era levado para a DEPOL e em seguida solto por ter como aliado o estatuto da criança e do adolescente que protege que menores infratores, delinqüentes,assassinos, ladrões, estupradores, estelionatários e ouros crimes do código civil, impede a prisão desses menores incentivando o descontrole da impunidade. A policia em Itaituba registra um grande índice dessas violências e na maioria cometida por menores, nada pode fazer . Prende num dia e solta no outro, é Lei, lei esta que abrange parte da insegurança pública, pelo fato dos mandantes da criminalidade ser maiores que se refugiam atrás dos menores que não entregam seus chefões. E o fato de Itaituba ser desprovido de uma instituição para acolher esses menores delinqüentes a policia pouco faz, só resta apelar para a justiça em último caso em atender e solicitar a transferência de alguns desses menores infratores que diante dos fatos são por demais repetitivos. No mais ficam impunes cometendo os mesmos delitos chegando a ceifar vidas. Um desses terror para a sociedade conhecido como “cambota”, completou maior idade e diante dos crimes mais ousados, agora a policia conseguiu prendê-lo por estar roubando uma sacola de panelas, talvez um dos crimes menos agravantes na fixa do bandido que poderia ser apenas para comprar uma cabecinha de nóia, porém foi pego com a mão na panela e a população aproveitou a oportunidade para se ver livre do sujeito. A prisão do marginal só foi possível porque a população colocou a mão no bandido e o entregaram para a policia onde deve ficar um tempinho por lá, pelo menos é o que se espera.
BATE X REBATE
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaituba, no dia 13/11, o vereador César Aguiar convocou o líder do executivo o vereador Luiz Fernando Sadeck (peninha), para debater em plenária as cobranças que a população estar fazendo em favor da hipocrisia.
De acordo com César Aguiar populares estariam lhes abordando nas ruas pedindo uma posição do edil para as entrevistas cedidas aos canais de televisão pelo prefeito Valmir Climaco que segundo populares são inverdades. O prefeito fala, diz o que bem que e na realidade são declarações mentirosas. No referido debate, o vereador ressaltou uma série de irregularidades constatadas, enfatizando a prestação de contas que segundo César o atual prefeito em campanha prometeu expor até em outdoor e até o momento não cumpriu com o dizia lá nos comícios politiqueiros, dentre outras cobranças que estão sendo desrespeitadas pelo atual gestor, como é o caso dos conselhos, em especial o da saúde que não estão sendo cumpridas ás regras impostas pelo estatuto que reza a convocação dentro do período. Explanou ainda o vereador César Aguiar que a população está insatisfeita com as declarações mentirosas do prefeito relatando fatos que não estão sendo cumpridos pelo mesmo e o povo quer saber se o prefeito acha que a imbecilidade de tentar ludibriar a memória do povo vai trazer alguma popularidade. Bom para o bem entendedor, o prefeito Valmir Climaco acha que o povo é mais um zé arigó?
EMOÇÃO, ALEGRIA TORNAM 0S 82 ANOS DE FORDLÃNDIA UMA FESTA INESQUECÍVEL
O distrito de Fordlândia, no município de Aveiro comemorou dia 28 do mês passado seus 82 anos de fundação onde uma vasta programação foi preparada para comemorar importante data. A programação constou der athvidadees esportivas, culturais, escolha da Miss 2010, sendo o ponto culminante da programação a exibição do documentário Fordlândia.
Mas a população que lotou a quadra da escola princesa Isabel pode também presenciar apresentação artísticas com danças shows de calouros e homenagens a persdoanldiade Forlandenses. A presidente da Amafford, professora Maria de Nazaré (Nazica) disse em seu pronunciamento na abertura da festa que a presença das filhos de Fordlandia que estavam há vários anos ausentes foi fundamental para o sucesso da programação
Esse ano a comemoração de aniversário de Fordlândia teve um componente atrativo a mais com o baile do Reencontro que reuniu no encerramento da programação estendida do dia 28 de Outubro a 6 de Novembro os filhos de Fordlãndia que estão morando em outros estados, e municípios do Pará e que após quase 20 anos retornam para rever parentes amigos e reviver os encantos e belezas naturais de Fordlandia.
A festa foi patrocinada pela prefeitura de Aveiro que pagou o cachê integral da banda Tapajoara de Santarém responsável pelo baile do Reencontro onde com repertório eclético tocou musicas antigas e sucessos atuais, além de todo apoio logístico necessário ao sucesso do evento. O prefeito Manuel Sales esteve presente prestigiando a festa assim com o os secretários Gilmar Lira(Educação), Waldeli Fernandes(Turismo, Cultura) e Aloísio Souza (Administração, Finanças e Planejamento);
Mas os ilustres filhos Forlandenses que estavam ausentes há mais de 20 anos além do reencontro também se engajaram no movimento de coleta de assinaturas em parceria com a prefeitura para que Fordlandia possa ser contemplada com verba do IPHAN para revitalização de seus patrimônios históricos.
A programação dos 82 anos de Fordlandia foi coordenada pela Associação dos Moradores e amigos filhos de Fordlândia em Santarém(AMFFORD), Associação dos moradores de Fordlãndia e adjacências, com apoio da Prefeitura de Aveiro, vereadoras Conci e Laurineide
Assessoria de Comunicação- PMA
PREFEITURA MONTA CENTRAL DE COLETA PARA AUXILIAR O IBGE NO CENSO POPULACIONAL
Para minimizar uma tragédia anunciada quanto ao Censo Populacional deste ano, a prefeitura de Itaituba montou no próprio prédio uma sala dotada de central telefônica para coletar o maior número possível de informações de pessoas que não foram visitadas pelos agentes censitários do IBGE.
O trabalho é coordenador pelo ex diretor da TV Liberal, Emílio Picardo , auxiliado pela secretaria Rose e também com apoio das secretarias de saúde, educação, Semdas, Seminfra e todos os demais órgãos do município e também de entidades representativas de classes que estão fazendo cadastros e repassando os dados para a central da prefeitura.
Segundo Emílio Picardo a prefeitura distribuiu milhares de formulários as secretárias e entidades de classes que ao localizarem as pessoas que não foram recenseadas, preenchem e devolvem à central, que por sua vez sistematiza as informações digitalizadas enviando relatório com todos os dados para a Procuradoria jurídica do município, que ao elaborar um texto introdutivo entrega via protocolo o documento ao IBGE
Essa ação que o o prefeito Walmir Clímaco classifica”Como força tarefa da cidadania” segundo o prefeito vem tendo bons resultados já que está havendo um engajamento significativo, haja vista também que todo o apoio logístico necessário para o sucesso da ação está sendo dado pelo município.
A operação Censitária paralela pretende diminuir o fatídico número de 95.335 habitantes na tentativa que possa pelo menos ultrapassar os cem mil o que representará um FPM mais recheado em 2011, caso contrário o gestor terá que adotar medicas de contenção de despesas que poderão comprometer o bom rendimento da máquina administrativa.
RETORNO PARA CASA TERMINA EM TRAGÉDIA
O jovem Tarcísio Tenório depois de participar de uma linda festa em comemoração aos 82 anos de fundação de Fordlandia no período de 04 a 06/11, na qual reuniu vários filhos da terra que vivem em outras cidades outros estados se confraternizaram para homenagear a terra natal. De volta para Itaituba, já na BR-130, aproximadamente no Km 13, o veículo que Tarcísio estava dirigindo conduzia também uma prima, um tio e um bebê. De acordo com testemunhas no local do acidente, Tarcísio pode ter perdido o controle do veiculo pelo fato de estar em alta velocidade. Desenfreado o carro de marca gol deu várias capotadas, deixando a prima com cortes na cabeça e outras partes do corpo sem grau de risco, o bebê com lesões leves no corpo, Tarcísio com traumatismo craniano, vindo a ser conduzido de imediato para a cidade de Santarém onde ainda depois de mais de oito dias do ocorrido continua com seu quadro clinico delicado, e seu tio de terceira idade Antonio Felix Pereira, conhecido por goguinho, não resistiu e minutos após em frente a testemunhas veio a falecer. Goguinho que na sua juventude foi um dos grandes jogadores defendia com raça sua paixão pelo futebol, foi convidado especial a dá inicio a partida de futebol que aconteceu como um dos eventos esportivos no aniversário da cidade. Goguinho deixa saudades pelo exemplo de vida que registrou na sua história como herança aos mais jovens filhos de seu torrão natal e muitas saudades aos familiares e amigos.
Experiência de Vida com Ivana Lima
Na verdade não sei se minha vida pode ser exemplo de superação, porque acredito que a cada dia estamos a esperar o que nos é reservado por Deus,e o fato de a cada dia por estar aqui,e ter nova experiências é algo maravilhoso, e todos o dias eu considero como superação. Na verdade posso ser, sim, testemunha do amor de Deus, e da sua graça.Tive uma infância normal, como qualquer menina que junto viveu comigo em Fordlandia; uma adolescência cheia de sonhos e muitas expectativas.Estas quais foram interrompidas por um casamento precoce aos 17 anos.Me vi sozinha com 2 vidas em minha total responsabilidade, duas filhas a quem eu deveria criar sozinha e por um tempo deixar adormecido sonhos que alimentei por algum tempo. Tive muitas dificuldades, como provedora e responsável pelas minhas filhas. Mas isso me impulsionava cada dia mais a querer pra elas o melhor. Na verdade, os sonhos que deixei esperando por algum tempo, passam a dar espaço ao que eu sonhava pra elas, pois estaria realizada com suas escolhas que fariam para suas vidas. ë o amor de mãe!!Fiz o possível pra que estudassem, já que pelo fato de ter q trabalhar não pôde conciliar as duas coisas. Na época em que vivia em Itaituba, nos anos 80, pouco eram as pessoas que tinham acesso a faculdade, na verdade sonhamos com um bom emprego, um negocio próprio talvez,sonhos limitadíssimos.Fazer faculdade custava muito caro, só havia nas grandes cidades, e pra isso nossos pais teriam que sacrificar seu orçamento para nos manter estudando tão longe de casa. Restava-nos terminar o 2º grau, e buscar emprego, e possivelmente um casamento. Quantos sonhos frustrados para as iniciantes da época, pela busca da independência econômica, e talvez possíveis feministas!
Em Itaituba, nos anos 80, com o movimento de garimpos a demanda de empregos era enorme, e isso facilitava a vida dos jovens, trocamos o desejo de buscar uma profissão oficial,pelo fácil acesso a independência financeira.Alguns se tornaram empresários precocemente,sem nenhuma experiência profissional no setor que elegiam.Poucos foram os que investiram nos estudos,e nos tornamos balzaquianos desprovidos de grandes perspectivas,ex-empresários frustrados por inexperiência em dirigir nossas empresas, e quase sem esperanças de merecer o título de cidadão respeitável,já q a sociedade nos cobra uma posição na vida.Era na verdade correr atrás do tempo perdido,onde o que nos restava era...Ou tudo!!! ou tudo!!!!Sem escolhas, sem tempo, muitos com a família já formada. Assim como muitos fui em busca de uma profissão, a cidade oferecia poucas opções, assim, fui viver em São Paulo e escolhi um curso quase que no "escuro" já não me restava tempo a perder, queria uma profissão que não exigisse tanto tempo de estudo e q principalmente me desse retorno quase imediato. Ademais que pudesse conciliar a vida profissional com o papel de mãe, que neste momento já eram três. Identifiquei-me com a área da beleza, a qual me encanta!!!! “Todos nós temos dons adormecidos, escondidos, e desconhecidos, comparo como se tivessem guardados em uma “CARTOLA”, que quando deles necessitamos usamos força e coragem como palavra mágica ,para que saltem à sua hora e à sua vez”.
Foi assim q descobri o meu dom na área da beleza, e com ela provi as necessidades básicas da família e com a qual me mantenho até hoje. Na luta do ia-a-dia,pude organizar minha vida profissional e de mãe;muitas vezes frágil,desanimada e sem horizonte ou expectativas,venci todas as dificuldades que cabiam a mim enfrentá-las.E sem saber ,estava ingressando na melhor faculdade: DA VIDA ! esta onde primeiro se faz estágio,depois a teoria.Ensinei aos meus filhos cerca de valores e principalmente a importância de não desistir de seus sonhos.Que obstáculos existem para serem enfrentados, e que o melhor mestre são os desafios que enfrentamos.Eduquei 3 lindas crianças com métodos de principiante,porque educação de filhos não tem receita,e foi errando e acertando que ajudei a formar o caráter de cada um.Aprendi com eles,me eduquei com eles, e tentei me ajustar á medida de seus crescimentos.Tenho três filhos, Gabriela (26), Alice (24), Fernando (17),filhos estes do qual me orgulho,pessoas que não só gerei,mas também preparei pro mundo. Gabriela casou-se muito cedo, e em 2002 decidiu Viver na Espanha, mãe de uma criança de três meses arriscou-se a buscar seus sonhos em outro país,os filhos aos olhos de mãe sempre serão crianças, e tive medo e insegurança de que não pudesse adaptar-se ao novo papel, para minha surpresa se mostrou forte e madura.Alice tentou vestibular em Santarém, e com ajuda de minha mãe Nazaré, cursou Direito por 2 anos.Durante esse tempo passamos por dificuldades financeiras,e Alice teve q abandonar o curso e também arriscar sua independência financeira junto á irmã Gabriela na Espanha.Meu filho Fernando Estuda em São Paulo.Assim ,como fui mãe precoce, mais cedo me vi sem os filhos.Agora seria a hora de fazer valer e por em pratica meus ensinamentos a eles.Quanta insegurança!!!Tive dúvidas sobre minha capacidade no papel de mãe e educadora. E pra meu orgulho hoje me dou conta de que soube plantar O amor, a simplicidade, honestidade e principalmente responsabilidade em meus filhos. Relutei durante 8 anos em vir conhece a Europa, estava acomodada,sentia insegurança e principalmente não concebia a hipótese de mudar de país.Hoje me encontro aqui,juntos ás minhas filhas e neto, estou despertando aquele sonho que deixei guardado nos anos 80, e vejo que hoje, tenho tempo, oportunidade e muita vontade de estudar.E o que é melhor ,conhecendo outras culturas Estou aproveitando esta "breve" visita à Europa, pra por meus estudos em dia. Estou fazendo curso superior de visagismo (relacionada a área de beleza).E sei que obstáculos, dificuldades ainda virão, mas isso faz parte do aprendizado também .Minhas filhas estudam, trabalham e como unidas que são, compartilham na educação de Gabriel(8 anos)meu neto. Estão investindo no futuro, e com muita coragem enfrentam os desafios que a vida apresenta Hoje acalento o sonho de reunir minha família em um só lugar e desejo que este lugar seja o nosso país Brasil.
Desde cedo a vida nos coloca frente a situações de decisões. Algumas fáceis outras nem tanto; e cada vez mais complexas à medida que crescemos e madurecemos. Passamos a vida praticando com nossas escolhas e caminhando por elas.E entre erros e acertos,percebemos o quanto precisamos cuidar para que seja saudáveis.As escolhas estão em todas as aéreas da vida,acadêmica,profissional, relacional.Todas exigem de tempos em tempos que mudanças, alterações o adaptações aconteçam.
É preciso que cada um se saiba autor de sua própria vida.Tempos muito mais escolhas do que costumamos aproveitar.Escolhemos a todo o momento,inclusive, até a decisão ,também consciente ou não de não escolher,é uma escolha.e as vezes um das mais perigosas.Eu escolhi lutar por meus objetivos.Tracei metas e dei tudo de mim para executá-las.Sei que ainda viverei tormentas,dificuldades como qualquer mortal;.mas o desanimo não estar aliado á minha coragem e determinação.O que quero pra mim estar muito mais alem que qualquer obstáculo. Hoje, estou vivendo num povoado chamado Lasarte, pais Vasco. Um povo que luta por sua independência da Espanha.Uma cultura distinta da nossa,uma política invejável.Fomos felizes em sermos bem acolhida neste lugar.Aqui temos oportunidades como poucos estrangeiros temem toda Europa.tive dificuldades com o idioma, e em poucos meses tendo curso gratuitos pra estrangeiros já me arrisco falar meu portunhol, e começar meu curso Superior em Visagismo, pois sem dominar o idioma isso seria impossível. Atualmente faço curso de inglês, pois quero conhecer outros paises.Assim me disponho a abrir brechas onde minha força permitir.A vida é cheia de surpresas, e não temos o controle sobre ela, mas é preciso estar atento para as oportunidades!
É preciso que cada um se saiba autor de sua própria vida.Tempos muito mais escolhas do que costumamos aproveitar.Escolhemos a todo o momento,inclusive, até a decisão ,também consciente ou não de não escolher,é uma escolha.e as vezes um das mais perigosas.Eu escolhi lutar por meus objetivos.Tracei metas e dei tudo de mim para executá-las.Sei que ainda viverei tormentas,dificuldades como qualquer mortal;.mas o desanimo não estar aliado á minha coragem e determinação.O que quero pra mim estar muito mais alem que qualquer obstáculo. Hoje, estou vivendo num povoado chamado Lasarte, pais Vasco. Um povo que luta por sua independência da Espanha.Uma cultura distinta da nossa,uma política invejável.Fomos felizes em sermos bem acolhida neste lugar.Aqui temos oportunidades como poucos estrangeiros tem
MINHA HISTÓRIA DE SUCESSO:
POR PABLO WANRICK SILVA FERREIRA
ACADÊMICO DE MEDICINA- 1º PERÍODO-UEPA-SANTARÉM
Falar de si mesmo não é uma tarefa muito fácil. Mas posso dizer que tenho pais maravilhosos, e que nasci num dia predestinado ao trabalho , a luta incansável para alcançar minhas metas na vida. Nasci num dia 1º de Maio de 1988, filho de Dulcinéia Oliveira e José Nazareno dos Santos Ferreira, sendo, portanto Itaitubense com muito orgulho. Minha vida desde criança sempre foi um desafio, desde cedo aprendi que pra vencer na vida é necessário ter força, determinação, coragem e acima de tudo vontade de superar todos os obstáculos que surgirem pela frente. Atualmente estou cursando o I período de Medicina na Universidade Federal do Pará(UEPA) em Santarém onde fui aprovado em quarto geral numa disputa de 10 vagas. Minha mãe é doméstica, meu pai é escritor com formação em letras e também jornalista. Os meus pais sempre me incentivaram e acreditaram em mim, Mesmo financeiramente não sendo ricos meus pais continuam sendo meu grande sustentáculo pra vida. Uma das primeiras coisas que ele fez quando eu ainda era criança, foi despertar em mim o gosto pela leitura, sempre me dizendo que não basta apenas ter um diploma, mas sim também ser um bom leitor, ser bem informado, ter uma leitura abrangente e diversificada. Estudei nas Escolas Batista, Semente do Saber, Isaac Newton, Pimpolho(de minha querida e saudosa professora Hilarita Paxiuba), Benedito Correa de Souza e conclui meu ensino Médio em Santarém no Colégio Dom Amando. Embora muitos me desencorajassem por considerar uma área complexa, difícil de aprovação nunca dei ouvidos as opiniões negativas e resolvi que queria ser médico e agora estou sendo. Meu pai não tem dinheiro,é uma pessoa humilde mas defensor intransigente de valores na vida que dificilmente se encontra nos dias atuais, dentre elas a honestidade, mas aprendi com ele que o amor, a responsabilidade a participação na vida do filho, o sonho compartilhado pode superar em muito as dificuldades financeiras. Lembro que quando eu era bem pequenino quando ainda iniciava meus primeiros passos iniciava meus estudos no Escolinha Pimpolho, depois Escola Batista, meus pais não faltavam a uma reunião na escola e sempre me ajudavam a corrigir as lições, dividam minhas horas numa disciplina espartana, hora pra brincar, estudar por isso nunca repeti de série em nenhum nível dos meus estudos até chegar ao nível superior,etc.. Então vejo que na escola onde você no futuro terá uma influência quanto a carreira que vai seguir, é importante mas em minha difícil trajetória de vida, vencendo obstáculos constantes como se a vida fosse uma olimpíada, aprendi que tudo vai depender muito mais de você, de sua vontade, de se dedicar ao extremo nos estudos, o histórico escolar é uma referência o resto cabe a você, porque a vida é feita de escolhas certas ou erradas e ninguém escolhe por você o caminho é seu....Quando decidi que queria ser médico precisei sacrificar um pouco de minha juventude, abrindo mão das facilidades do mundo moderno para me debruçar sobre livros e apostilas. Tive sim o impulso e apoio de cursinhos pré vestibulares onde cursei em Santarém, depois Belém(Universo) mas volto a repetir que essas são ferramentas que alavancam seu sucesso na vida, mas nada vai acontecer, o esforço e sofrimento dos seu pais podem ser em vão , se você não for determinado, se você não acreditar que é capaz de vencer todas as barreiras da vida pra ser alguém na vida através dos estudos. E não tem nada a ver você ficar culpando destino, sua origem, dos seus pais, porque se fosse assim eu jamais estaria cursando medicina na UEPA porque meus pais são pessoas honestas, decentes, mas fizeram e estão fazendo tudo por mim mas com muita luta , sacrifício, amor e o sonho de saber que estou bem, estou realizado profissionalmente..Minha história de superação pode igual a sua você é capaz de alcançar suas metas é só não desistir jamais por pior que pareça a sua trajetória. Mas voltando a minha formação acadêmica vejo a graduação como uma primeira etapa de conquistas porque pretendo me especializarem neurologia, fazer pesquisas, escrever livros promover palestras fazer o diferencial nesse competivito e difícil mercado profissional cada vez mais exigente. Lembro que nas fases preparatória para passar em medicina estudava dia e noite, onde resolvia questões difíceis de química, física,matemática e outras matérias porque fazia dessa atitude uma filosofia de vida de vencedor porque sempre pensei e agi como vencedor.Como filho único precisei deixar a casa dos meus pais aos 16 anos pra encarar novos desafios La fora, não foi fácil, mas estava determinado a conquistar meus sonhos, mas sempre enfatizando que as pessoas que fazem parte de nossa vida são fundamentais para que possamos subir no podium do sucesso. Meus pais estão sendo decisivos nesse processo, mas logicamente que Deus sempre está presente em nossas vidas em todos os momentos, então além da garra, coragem,superação, outro ingrediente importante para você ter sucesso na vida é a fé, a crença que é possível conquistar suas metas...Pra concluir diria que não existe uma receita pronta pra você vencer na vida, creio que o principal ingrediente da conquista é você da os primeiros passos atropelar os obstáculos, acreditar que é possível e desistir jamais, nunca, ousar sempre e muito...E aqui encerro minha singela escrita com uma frase inteligente e merecedora de profunda reflexão, do grande magnata da indústria automobilística americana Henri Ford.
“SE VOCÊ PENSA QUE PODE, OU SEJA SE PENSA QUE NÃO PODE DE QUALQUER MANEIRA VOCÊ ESTÁ CERTO”- (Henry Ford)
Iluminação publica é por vez para moradores.
Em Itaituba as coisas realmente não estão como deveriam para servir a comunidade. A maioria dos setores do poder publico municipal está funcionando de forma digamos “esquisita”. O setor de iluminação publica, por exemplo, é um deles que além de estar deixando muito a desejar para os moradores uma vez que todos os dias não precisa nem sair de casa para saber que as ruas dos bairros da cidade estão às escuras, pois é só ligar a tv e assistir os jornais locais que a população vive reclamando que a sua rua está sem iluminação. Agora, para a rua ter os serviços de iluminação, funciona da seguinte forma: o morador tem que deixar o nome no setor e esperar chegar a sua vez para poder ter os serviços. Imagina se essa moda pega?...o certo é a equipe ir até os moradores verificar a situação de cada rua e ir arrumar, não a dona de casa, o pai de família ter que doar minutos ou horas do seu precioso tempo tendo que ir dizer que está com problemas e ainda por cima esperar chegar a sua vez para poder receber a solução do problema.
Ita Protesto- DIA INTERNACIONAL DO DIABETES PASSA EM BRANCO EM ITAITUBA
Uma doença que vem crescendo assustadoramente em todo o país, que não tem cura, apenas controle, uma doença grave que tem até seu dia nacionalmente para que os órgãos municipais, estaduais e nacional, façam sua parte contribuindo com a população para alertar a população dos riscos e controles da doença que se alastra e mata sem dor nem piedade. No mínimo a atribuição de um órgão de saúde, no caso de Itaituba, a Secretária Municipal de Saúde deveria promover nesse dia, uma grande campanha de prevenção e controle da doença. No entanto apesar do secretário de saúde Manoel Cordovil Diniz ser médico, parece não ter conhecimento do calendário de ações das campanhas preventivas de alta complexidade como no caso dos diabéticos que encaram no seu dia-a-dia, uma batalha pela vida, uma luta incansável para os portadores da doença que se mantém a uma vida limitada, deixando de conviver com os prazeres da vida tanto na alimentação ou daqueles que perderam parte do corpo que talvez se alguém antes tivesse havido uma conscientização a população para a gravidade da doença, quem sabe hoje os portadores não teriam como grandes anseios de viver uma vida normal. Mesmo por que hoje se tem conhecimento que a diabete não é só uma doença hereditária, mais também pode ser adquirida através do hábito alimentar. Veja a seguir tudo sobre a doença na fala da especialista Kátia Leite, matéria exibida na revista personare.
Dia 14 de novembro é o dia mundial do diabetes. Não se pode negar que a notícia de que alguém é portador de diabetes pode assustar, já que traz com ela a necessidade de mudanças importantes em hábitos e estilo de vida. Mas também é igualmente verdade que é plenamente possível conviver com a doença com qualidade e com alegria de viver, usando a diabetes com ponto de partida para mudanças que já se faziam necessárias e que só trazem ganhos à rotina e à saúde.
Como a diabetes é uma falha no transporte da glicose para dentro das células, podemos pensar em duas maneiras de ajudar o corpo: a primeira é controlar a oferta de glicose no sangue e a segunda é receber ou produzir mais insulina para executar o transporte da glicose necessária à sobrevivência para dentro de nossas células. A segunda forma vai depender de medicamentos, naturais ou sintéticos, de acordo com a necessidade individual de cada um, receitados e acompanhados pelo médico endocrinologista. Mas a primeira forma de auxiliar nosso corpo a conviver bem com a diabetes depende exclusivamente da aquisição de hábitos saudáveis de vida e nesse campo as terapias naturais podem auxiliar bastante. Coisas simples como respirar livremente, se alimentar adequadamente, dormir, beber água, movimentar-se e ter pensamentos saudáveis são tão fundamentais para equilibrar nosso corpo e nosso espírito quanto a dosagem correta de insulina necessária ao funcionamento adequado do organismo.
Observe-se
O controle da oferta de glicose deve ser feito, obviamente, pelo controle da dieta. Todo diabético sabe que tem que reduzir o consumo de doces e massas, alimentos ricos em glicose e em carboidratos ? que também se transformam em glicose dentro do corpo. Mas o que é importante observar é de que maneira lidar com a ansiedade, o medo, a tolerância à frustração e os limites impostos por uma dieta.
Muitas vezes a gente escuta que basta que uma coisa seja proibida para que tenhamos muito mais vontade de fazer, não é mesmo? Isso é natural ao ser humano, mas nem por isso temos que aceitar sem buscar soluções pra este sentimento de ansiedade e frustração. No amplo leque das terapias naturais vale lembrar o uso de florais, de aromas, de técnicas respiratórias e meditativas, de práticas corporais, de reflexologia, técnicas que auxiliam a diminuição da compulsividade - aquele impulso de comer rapidamente e sem discriminação - e ajudam a estabelecer uma rotina diária saudável e equilibrada.
- Terapia floral - vários são os florais que auxiliam na redução de um comportamento compulsivo e no aumento da tolerância à frustração. Podemos citar o Chestnut Bud, que ajuda a quebrar círculos repetitivos, viciosos, facilitando o aprendizado de novos hábitos; Walnut, um floral importante para proteção e adaptação às fases de mudanças; Mimulus, para o medo da doença e Larch, para ter segurança de que se é capaz de seguir a dieta.
- Aromaterapia - muito importante num momento que temos que lidar com a dieta é se concentrar nos aromas naturais dos alimentos e perceber que eles também nos saciam. Além disso, o óleo essencial de lavanda com laranja ou bergamota (1 gota de cada) em um aromatizador no ambiente das refeições ou em um aromatizador pessoal ajuda a relaxar e diminuir a compulsividade.
- Práticas corporais, exercícios respiratórios e meditativos - muito se pode conseguir em equilíbrio incluindo-se duas ou três vezes na semana uma prática corporal, como yoga ou tai chi chuan. Mas também se pode alcançar excelentes benefícios corporais se apenas incluímos momentos de alongamento e respiração ao longo do dia. Uma das chaves para uma mudança de hábitos é a consciência. E estas práticas, muitas vezes bem breves, proporcionam momentos de clareza mental que ajudam nesta tomada de consciência da necessidade e dos benefícios de mudar.
- Reflexologia - massagem ou automassagem nos pés é por si só uma ação relaxante. Além disso, estimula os órgãos digestivos e também o pâncreas, responsável pela produção de insulina. Já a auriculoterapia (colocação de sementes ou esferas em pontos da orelha) contribui para uma boa circulação energética e o desbloqueio de pontos de tensão ajuda a conquista de um equilíbrio geral do corpo.
- Dicas indispensáveis, sempre - atenção à ingestão diária de água, mastigar bem e comer pausadamente evitando assuntos que aborreçam durante as refeições. Descanso e preparo para uma boa noite de sono, estabelecer um horário para uma reflexão diária ou uma leitura, ouvir ou tocar música, pintar, dançar e manter ativa sua vida social, além de participar de algum trabalho social, são atividades que redimensionam os desafios do dia a dia.
Enfim, podemos considerar que o diabetes é uma mensagem importante que o corpo emite pedindo a manutenção de hábitos mais saudáveis! E que temos aliados naturais para nós auxiliar na conquista de uma vida mais equilibrada e feliz!
Operação desarticula quadrilha em Itaituba
Uma operação planejada em sigilo pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar de Itaituba, resultou na prisão de cinco pessoas acusadas de diversos crimes, dentre eles, pirataria e tráfico de entorpecente. A operação foi realizada entre as 20h e às 23h30 da última quinta-feira (10), com o objetivo de cumprir mandados de busca e prisão expedidos pela Justiça.
Pela Polícia Civil, o delegado José Dias Bezerra, diretor da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, esteve à frente. Pelo menos 15 policiais militares, sob o comando do capitão Pedro, auxiliaram na operação encerrada na madrugada depois que todos os suspeitos foram identificados e recolhidos à cela temporária da Seccional.
“A polícia procurava por drogas, mas, com base nas denúncias, acabamos descobrindo, inclusive, um carro suspeito de ser furtado”, disse o delegado. O carro, apreendido em poder de dois homens identificados por “Ernildo” e “Novo”, está com placas de Santana do Araguaia. Também foi presa uma mulher de prenome “Evelyn”, acusada de produzir mídias piratas e espalhar pelo mercado local.
Outro cidadão, identificado como “Elionay”, foi flagrado com equipamentos e materiais de odontologia, mas não tem nenhuma formação na área. O último deles, identificado como “Raimundinho”, foi flagrado com uma espingarda cartucheira e18 gramas de pedras de crack.
Os presos foram encaminhados para identificação e autos de flagrante delito na Seccional. Em seguida, recolhidos ao xadrez. “Foi uma operação proveitosa, mas é lamentável que a cidade ainda tenha este tipo de gente, que acaba representando risco à sociedade. Ladrões, traficantes, ‘piratas’. Agora, eles estão no seu devido lugar”.
Pela Polícia Civil, o delegado José Dias Bezerra, diretor da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, esteve à frente. Pelo menos 15 policiais militares, sob o comando do capitão Pedro, auxiliaram na operação encerrada na madrugada depois que todos os suspeitos foram identificados e recolhidos à cela temporária da Seccional.
“A polícia procurava por drogas, mas, com base nas denúncias, acabamos descobrindo, inclusive, um carro suspeito de ser furtado”, disse o delegado. O carro, apreendido em poder de dois homens identificados por “Ernildo” e “Novo”, está com placas de Santana do Araguaia. Também foi presa uma mulher de prenome “Evelyn”, acusada de produzir mídias piratas e espalhar pelo mercado local.
Outro cidadão, identificado como “Elionay”, foi flagrado com equipamentos e materiais de odontologia, mas não tem nenhuma formação na área. O último deles, identificado como “Raimundinho”, foi flagrado com uma espingarda cartucheira e
Os presos foram encaminhados para identificação e autos de flagrante delito na Seccional. Em seguida, recolhidos ao xadrez. “Foi uma operação proveitosa, mas é lamentável que a cidade ainda tenha este tipo de gente, que acaba representando risco à sociedade. Ladrões, traficantes, ‘piratas’. Agora, eles estão no seu devido lugar”.
Assinar:
Postagens (Atom)