sábado, 18 de dezembro de 2010

Minha história de sucesso

Zanderson Lima, acadêmico do 3º ano de Medicina da Universidade do Estado do Pará.


Seria impossível contar a minha trajetória sem antes reconhecer que eu jamais conseguiria coisa alguma na vida se não tivesse contado com três grandes auxílios: de Deus, que tudo providenciou e tudo me deu, ainda que eu não merecesse; da minha família, que sempre sonhou junto comigo e nunca mediu esforços para a minha felicidade; e dos meus amigos, que foram verdadeiros anjos no decorrer do meu caminho. Portanto, nada do que irei contar é mérito exclusivamente meu.
Nasci em Itaituba, em 1990. Ainda que a minha família não fosse de muitas posses, meus pais sempre fizeram todo o possível (e às vezes o impossível) para que eu tivesse acesso à melhor educação. Iniciei minha vida escolar aos 3 anos, no então Instituto de Educação Moderna de Itaituba, e no ano seguinte, ingressei na Escola Semente do Saber, onde permaneci até a primeira metade do Ensino Médio. Foi nesta escola que adquiri a base do conhecimento e desenvolvi minhas potencialidades acadêmicas, além de formar uma verdadeira família.
A opção pela Medicina surgiu a partir do desejo de contribuir para aliviar a dor de tantas pessoas que sofrem com enfermidades, e no entanto, muitas vezes não encontram o esperado conforto no serviço de saúde. Impulsionado por este sonho até então distante, deixei minha cidade no ano de 2006 com destino à capital do estado, em busca de uma melhor preparação para enfrentar a grande concorrência do vestibular.
Este foi, sem dúvida, o maior desafio. Longe da família e dos amigos parecia que tudo seria muito difícil, a princípio. Mas Deus tudo providenciou. Ingressei no segundo semestre do segundo ano no Grupo Educacional Ideal, onde recebi uma bolsa de estudos graças ao bom histórico escolar. Através de muito esforço, logo comecei a me destacar no desempenho escolar, sendo inclusive selecionado para representar a instituição em um concurso metropolitano de redação, por ocasião do Círio de Nazaré.
O último ano do Ensino Médio foi marcado por muita “ralação”, mas também por grandes amizades, as quais cultivo até hoje. Foram essas pessoas especiais com as quais dividi as ansiedades e os receios de vestibulando, mas também muitas expectativas e alegrias.
O final do ano foi o tempo da colheita, depois de tanta dedicação. Dentre os resultados: uma das maiores notas do estado no ENEM daquele ano; aprovação em 2 vestibulares para o curso de Direito (um deles em 1º lugar, na Universidade da Amazônia), e 2 vestibulares de Medicina, um deles em 4º lugar – para a Universidade do Estado do Pará, em Santarém – onde optei por morar, para ficar mais próximo da minha cidade natal e pelo projeto inovador que o curso nesta cidade oferece.
Atualmente estou concluindo o 3º ano do curso e tenho a consciência de que o caminho está apenas começando. Existem ainda muitos desafios a serem vencidos e buscarei vencê-los sempre com a mesma convicção e fé com que os tenho enfrentado até hoje. Para aqueles que ainda lutam por uma vaga na universidade, aqui vão algumas dicas essenciais: muita dedicação, humildade e fé em Deus, pois, como diz o Salmo 36: “entrega teus caminhos ao Senhor, confia n’Ele e Ele agirá”. Minha história de sucesso

        

Nenhum comentário: