quinta-feira, 28 de outubro de 2010

RAULIEN QUEIROZ HOMENAGEIA SERVIDOR PÚBLICO

                       
Hoje queremos agradecer!
Baixe DSC05667.JPG (141,8 KB)
Baixe P1010079.JPG (92,0 KB)
O dia do Funcionário Público nos leva a uma reflexão do papel desempenhado por todos os funcionários, que exercem relevante papel e importante missão de prestar serviços à população e zelar pelo bem público, em benefício de todos.
Na condição de servidor público, com alegria, e, porque não dizer com incontida emoção, abraçamos a todos os servidores públicos do município de Jacareacanga.
O dia a dia na administração pública nos permite testemunhar a dedicação e o empenho dos homens e mulheres, que integram o funcionalismo municipal em prol do desenvolvimento deste município.
O povo de Jacareacanga tem razões para se sentir orgulhoso dos seus servidores. Em sua atividade cotidiana, quase sempre de forma anônima, dedicam sua vida de trabalho às funções do município com amor e dedicação.
Hoje queremos ostentar nosso reconhecimento e a nossa gratidão, por sermos beneficiários de um trabalho feito de muita dedicação, pois não há um só lugar em que um funcionário público não esteja prestando serviço à população: nas escolas, nos hospitais, na assistência social e nas demais repartições públicas. E todos nós sabemos que estes serviços são de extrema importância para a população jacareacanguense.
Neste Dia do Servidor Público queremos reiterar a gratidão e o respeito que sempre dedicamos aos nossos colaboradores. Respeito expresso no diálogo, na transparência, no incentivo à qualificação e na valorização ao profissionalismo.
Hoje queremos parar e agradecer, porque você servidor público fez, faz e fará sempre parte da história de Jacareacanga!


Raulien Queiroz
Prefeito Municipal


Roberto Crixi
Vice-Prefeito
                       

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ITA SOCIAL - 79 ANOS DE MARIA OLIVEIRA

PROJETO RESGATA PRINCÍPIOS FAMILIARES

Com o principal objetivo de sensibilizar as famílias para a não violência, levando informações às  famílias de vulnerabilidade social. O projeto denominado “Harmonia no Lar e na Escola” foi absorvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e desporto. O público alvo além dos pais, englobou idosos, crianças e adolescentes dos programas  sociais, além da classe estudantil e,  a priori as palestras sub-dividiram-se em dois tópicos: Aprendendo a se relacionar com a criança e Relacionamento à dois.
O primeiro sub-tema tratou dos condicionamentos para uma boa interação entre pais e crianças e o segundo sub-tema tratou da disciplinalidade dentro das relações amorosas; como uma terapia de casais.
Todas as palestras foram acompanhadas pelo  livro  de auto-ajuda “Cartilha do Lar” de autoria da projetistas e palestrante Célia Serique, que vem desenvolvendo esse trabalho desde os idos de setenta. E nesse momento está ofertando aos municípios do oeste do Pará. Como uma localidade de vanguarda, Jacareacanga foi o primeiro município a sorver o projeto após suscetibilidade do gestor municipal, Raulien Queiróz.  Célia Serique além de escritora, foi presidente fundadora da Casa da Amizade em Itaituba em 1978, Presidente do Rotary de Itaituba no biênio 2007 a 2008 e atualmente Presidente do Rotary Santarém Universitário- Centenário,
A secretária de Trabalho e Promoção Social Socorro Oliveira, falou da realização do projeto: “Nosso principal objetivo foi alcançado, com a sensibilidade de nossa clientela, idosos, crianças, adolescentes, pais e todos que fazem parte dos Programas sociais e com parceria com a SEMECD podemos estender à classe estudantil. Na continuidade do projeto vamos monitorar o desenvolvimento dos preceitos informados pela administradora das palestras, Célia Serique e nosso contentamento são transparentes a partir da grande participação de todos”.

MORRE FABRICIO MARANHÃO

Trabalhava como motorista e encontrava-se dirigindo na BR- 319 uma caçamba basculante movida a óleo diesel. Trabalhava para a prestadora de serviços KIMPLAM de Joaquim Carlos. O acidente aconteceu na divisa do estado de Porto Velho com o estado do Amazonas. Nas aproximidades da cidade de Humaitá (AM), O contrato com uma empresa em Porto Velho havia terminado e o mesmo estava trazendo de volta para Itaituba, o restante do equipamento quando ocorreu o acidente. O corpo do motorista foi submetido a autópsia em Porto Velho, que detectou apenas a queima do corpo, ficando totalmente carbonizado. Por motivos de que poderá ter ocorrido sabotagem na caçamba, uma vez que a mesma não apresentava nem um problema, as suspeita de ter sido vitima de tocaia ou outro tipo de sabotagem com o veiculo para que viesse a explodir desconfia a família. Os motivos das suspeitas reforçam essa tese porque Fabrício comunicou antes de partir aos familiares que havia tido problemas em Porto Velho. O proprietário da empresa estará partindo p/ Porto Velho p/ acompanhar o andamento das investigações.

PREFEITO RAULIEN QUEIROZ INVESTE EM EDUCAÇÃO E SAÚDE


As instalações da rede pública municipal de ensino de Jacareacanga passam por um processo de reforma e ampliações. Com uma rede de ensino de quase 50 escolas, e uma clientela de cerca de 5 mil alunos o prefeito Raulien Queiroz abraçou um desafio de melhorar a educação em Jacareacanga.
O projeto de revitalização das escolas do município começou a tomar forma. A Escola Municipal de Educação Infantil Irene Brelaz já foi entregue no início de setembro toda reformada e com ampliações substanciais, como novas salas de aulas e um amplo refeitório, além de uma mobília nova com designe voltado para o público infatil.
Na comunidade de São José, onde ainda existe há 18 anos um barracão em madeira funcionando como escola, agora dará lugar a uma moderna unidade escolar, construída em uma arquitetura arrojada, com 4 salas de aula, secretaria, diretoria, cozinha além de banheiros e área de lazer. A obra em São José já está em fase de acabamento.
A comunidade de Porto Rico também está na mira dos investimentos do prefeito Raulien Queiroz. Resgatando compromisso firmado em 2008 durante campanha eleitoral, o prefeito está construindo uma creche com 4 salas, refeitório, ampla área de lazer. “Estamos dando uma atenção especial para educação infantil. Além da qualificação de nossos educadores, também estamos melhorando a estrutura física de nossas. Isso incentiva aos nossos alunos a freqüentarem a escola e dar mais comodidade aos nossos educadores”, reforça Raulien.
Com recursos próprios o prefeito Raulien Queiroz está ampliando e reformando a maior escola da rede municipal de ensino de Jacareacanga. Com mais de 900 alunos,  4 pavilhões, 12 salas de aula, além de dependências administrativas, a escola Carmem Valente da Silva receberá mais 2 salas de aula, auditório climatizado, passarelas e uma quadra poliesportiva coberta. A previsão é que o obra seja entregue no dia 13 de dezembro, data do aniversário de emancipação do município.
Outro investimento que vai atender o anseio popular é a reforma da única unidade hospitalar do município. Com investimento na ordem de 249 mil reais, o governo do estado através do Fundo de Desenvolvimento do Estado do Pará-FDE, bancará  a reforma do Hospital Municipal Munduruku que já dava sinais de depreciação. Segundo o engenheiro civil Anacleto Madeira, o prédio do Hospital passará por cinco intervenções. “Iniciamos já com a sala de emergência, que tinha uma área de 10,50m², agora será ampliada para 22m²”, disse Madeira, acrescentando que em todas as áreas onde haverá procedimentos médicos e cirúrgicos, serão instaladas torneiras com o sistema leve toque. “Essa tecnologia evitará possíveis contaminações por parte do profissional de saúde, uma vez que o mesmo não precisará abrir manualmente o registro da torneira”, reforça.
De acordo com Madeira, nas áreas de enfermarias serão feitas reformas profundas. “Os banheiros receberão vasos sanitários acoplados com sifão, além de barras de segurança onde o paciente poderá ter apoio tanto no banho como no assento sanitário. As portas obedecerão ao padrão de acessibilidade, onde o cadeirante ou paciente em cadeira de rodas terá facilidade em usar essas dependências”, informa Madeira, acrescentando que o piso receberá lajota PI-4 e as paredes receberão azulejo branco até a altura de 2,25m.
O engenheiro civil também informou que o gabinete odontológico, que funcionava em uma pequena sala de pouco mais de 10m², agora será ampliada e transformada em uma clínica odontológica dentro do hospital. “A clínica terá sala de espera com recepcionista, além de raio-x dentro do próprio consultório”, disse Anacleto Madeira.
Para o prefeito Raulien Queiroz, as reformas e ampliações das escolas, bem como a reforma do Hospital Munduruku vem atender o anseio popular e resgata um compromisso com a população de Jacareacanga. “A qualidade do ensino e a crescente demanda de nossa clientela estudantil nos impulsionou investir na melhoria de nossas unidades escolares. Esse projeto será estendido às escolas da área indígena. Já a reforma do Hospital Munduruku, o governo do estado atendendo nossa solicitação através dos deputados Zé Geraldo e Airton Faleiro liberou mais de 240 mil reais para esse projeto”, disse Raulien Queiroz, acrescentando que o grande beneficiado disso tudo é a população de Jacareacanga.

JUSTIÇA ELEITORAL DE ITAITUBA PRENDE EM FLAGRANTE PRESIDENTE DOS MOTOTAXISTAS CLANDESTINOS ACUSADO DE ESTAR COMPRANDO VOTOS PARA O CANDIDATO HILTON AGUIAR.


O deputado estadual eleito pelo PSC com mais de 15 mil votos Hilton Aguiar poderá enfrentar nos primeiros dias do seu mandato sérios problemas com a justiça eleitoral após numa blitz eleitoral de fiscalização para combate a compra de votos ter dado flagrante com prisão do presidente do Sindicato dos Mototaxistas clandestinos conhecido por índio.

Índio havia sido flagrado por volta das 16 horas de sábado  dia 02 em sua residência  no bairro da Liberdade onde estavam presentes dezenas de mototaxistas tanto clandestinos quanto dos amarelinhos sob denuncia de que Índio para beneficiar o candidato Hilton Aguiar estaria distribuindo gasolina  e camisas em troca de votos.

Como a juíza Dra Vanessa Ramos, promotor Dr. Jose Antonio e policiais federais nada encontraram como provas nas denuncias saíram em novas fiscalizações pela cidade onde estiveram em uma casa próximo ao clube cebolão apurando outra denuncia sobre suposta compra de votos que iria ocorrer, mas com a presença das autoridades muitas motos acabaram não encostando no local.

Por volta das 18 horas em um posto de combustível da Transamazônica novamente encontraram  Índio segundo aos policiais efetuando compra de votos e estando com várias camisas pintadas nas cores padrão do Partido do candidato Hilton Aguiar acusado de estar tentando comprar votos. Mesmo índio tentando negar tudo desta feita foi dada ordem de prisão em flagrante.

A policia federal de Santarém estará enviando o material aprendido com índio e dados das investigações sobre a suposta compra de votos onde índio está sendo acusado de estará mando de um esquema de aliciamento de leitores para Hilton Aguiar.

Quanto à prisão de “Indio” como é mais conhecido o promotor de justiça Dr. José Antônio disse que está tudo sendo apurado e pelas evidencias acredita que realmente existiu o crime que poderá penalizar quem estiver a frente do delito.Para isso está sendo intensificada investigações para que possa então ser esclarecido o fato quanto a acusação contra o presidente da Câmara de Itaituba que está eleito pelo PSC.

ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO PARTICIPARÃO DOS JOGOS INTER COLEGIAIS

Depois de cinco anos sem atividades esportivas de grande porte, as escolas de ensino médio da rede estadual e particular, estarão participando dos jogos inter colegiais ITAFRIGO. O projeto foi criado pelas professoras Genésia Batista e Alice Batista com o apoio da 12ª URE e SEEL- Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. No dia 8 deste aconteceu a primeira reunião na sede da URE, onde participaram diretores, professores para os primeiros acertos da realização do evento. No dia 29, acontecerá o congresso técnico, onde as escolas confirmarão a participação nas modalidades que serão disputadas. VOLEI, HAND, FUTSAL, BASQUETE, VOLEI DE DUPLA, FUTEBOL DE AREIA, TRIATLON MASCULINO COM 5000m E 3000m. E NO FEMININO AS PROVAS CURTAS DE 100m E 200m E 400m MASCULINO E FEMININO e 4 x 100m  MASCULINO E FEMENINO, ALÉM DOS JOGOS DE MESA XADREZ, DAMA E TENIS DE MESA. TODAS AS MODALIDADES TERÃO A DISPUTAS ENTRE MASCULINO E FEMININO. No dia 30, saírá do Ginásio municipal um grande passeio ciclístico com a participação das escolas como parte da abertura dos jogos. As escolas que irão participar são: BENEDITO CORREA DE SOUSA, MARIA DA GRAÇA ESCÓCIO, MARANATA, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ITAITUBA, MARIA DO SOCORRO JACOB, ISAAC NEWTON, EETEPA, ANEXOS I IBEVE E II DO MIRITITUBA, CENTRO EDUCACIONAL ANCHIETA, SEMENTE DO SABER E FREI PAULO. Joelson Castro, diretor dos supermercados Itafrigo reuniu-se com Leandro Schilipak, secretário estadual de esportes na capital do estado, que confirmou o apoio ao evento. Com inicio confirmado para o dia 03 de novembro no ginásio municipal às 18:30 horas. Durante as competições, será premiado o melhor atleta dos jogos que terá a premiação de uma passagem aérea ITB/ BLM/BLM/ITB com direito a acompanhante, além de uma participação em evento estadual o que exigirá dos organizadores um minucioso critério para a escolha. A Coordenadoria Municipal de Esportes, SEMSA, CORPO DE BOMBEIROS, COMTRI, POLICIA MILITAR E POLICIA FEDERAL, serão parceiros na realização dos jogos. Além desta grande realização dos SUPERMERCADOS ITAFRIGO e professores da rede estadual a chance de levar novos atletas é muito grande, ex alunos do ensino médio estarão participando da cerimônia de abertura como convidados especiais. A responsabilidade de conduzir o Pavilhão Nacional, Estadual e Municipal será de Nonato Leite, Nazaré Sarmento e Francisco Almir. A tocha será conduzida por Sebastião Teodomiro e o juramento do atleta será feito por Dandara Almeida. Com três provas distintas o Triátlon promete ser a grande sensação dos jogos. As partidas de vôlei de dupla e futebol de areia serão realizadas na Praça Celso Mateus. O basquete e os jogos de mesa na escola Benedito Correa de Sousa, o atletismo e o triátlon na Avenida Getúlio Vargas e Rio Tapajós, futsal, hand e vôlei no ginásio municipal. Autoridades municipais e estaduais marcarão presença na abertura dos jogos que serão coordenado  pela professora Genésia Batista e equipe técnica. A comissão disciplinar estará sob a responsabilidade  do advogado Jairo Araújo, Reinaldo Queiroz e Manoel da graça. A supervisão geral será da 12ª URE.

Logradouro público se transforma em depósito burocrático de dejetos

O Ginásio Municipal inaugurado com a finalidade de ser palco dos eventos esportivos de Itaituba e região é um espaço de domínio e de livre acesso para a comunidade nessa modalidade. No entanto, atualmente, este espaço não vem cumprindo o seu papel esportivo,  ficando relegado para segundo plano, pois, os espaços estão sendo ocupados indiscriminadamente pelas Diretorias, Coordenadorias e Secretarias da administração municipal. Os desabrigados são: a sala de reunião, abrigou a Diretoria de Iluminação Pública; o espaço da loja de conveniência abriga o Conselho Municipal de Saúde, e o local do restaurante se transformou no setor administrativo da SEMDAS – Secretaria Municipal de Ação Social, e a Diretoria de Esportes ficou - pasmem, com a Sala de Emergência. E tem mais loteamento no ginásio: o alojamento está sendo negociado para futuras instalações do Corpo de Bombeiros. E como se não bastasse acolher tantos inquilinos, o ginásio ainda é utilitário para a vizinhança. Um inquilino da outra margem da rodovia transamazônica solicitou do prefeito Valmir Clímaco e foi prontamente atendido para utilizar a fossa do ginásio, ou seja, os dejetos do vizinho agora são desviados através de uma vala para a fossa do ginásio.

MINHA HISTÓRIA DE SUCESSO

Lia Mariana Oliveira
Um tanto complicado escrever em uma coluna de jornal, mas penso que nada se compara ao orgulho de ter alcançado o sonho de muitos jovens: uma faculdade pública.
            Sou filha de pais separados, José Silva Santos, que trabalhou muitos anos em Itaituba, porém agora reside em Salvador e Terezinha dos Santos Oliveira, a qual ainda hoje presta serviços para Itaituba, trabalhando na Sespa com o setor de TFD.
Nasci em Itaituba no ano de 1990 e minha vida escolar se iniciou nesta cidade. Estudei todo o pré-escolar na instituição “Semente do Saber”, em seguida, devido à transferência de minha mãe para a cidade de Santarém, continuei meus estudos na escola “Brelaz Batista” a qual permaneci até a 4ª série do ensino fundamental. No ano 2000, cursei a 5ª série no colégio “Santa Clara”, esta sendo minha última escola na cidade. Em 2001, minha mãe e eu voltamos a morar em Itaituba, onde estudei novamente no “Semente do Saber” e conclui o último ano do ensino médio na escola “Isaac Newton”, terminando assim, no ano de 2007.

Havia prestado vestibular quando concluí meus estudos, porém não fui bem sucedida. Acredito que ao final do ensino médio, a maioria dos adolescentes ainda não tem uma visão consciente do que significa um ensino superior. Eu me encaixava neste grupo. Depois de ser reprovada no vestibular, eu me senti incapaz, então passei todo o ano seguinte (2008) apenas trabalhando na loja “M.N. Celular”, a qual devo enfatizar, me serviu de aprendizado e me fez perceber o rumo que queria/deveria tomar em minha vida.
Em agosto de 2009 tomei, se não a maior, uma das maiores decisões que um adolescente pode tomar, decidi mudar-me para Santarém, sair da “aba” de minha mãe, dividir um apartamento e me empenhar ao máximo para passar no vestibular. Fui matriculada no curso pré-vestibular “Equilibrium” e estudei durante quatro meses, onde (sem a menor modéstia) estudei fervorosamente, dediquei todos os meses, semanas e dias aos meus estudos. Estava decidida a fazer valer a pena cada mensalidade paga pela dona Terezinha durante meus anos de escola.
Sabem qual o mais interessante disso tudo? O que todos ainda chamam de clichê, eu vivi. Empenhei-me, estudei e passei! O que eu mais queria tornou-se possível graças ao meu esforço. No começo de 2010 recebi os resultados dos vestibulares que prestei. Passei para Sistemas de Informação na Universidade Federal do Pará, em Direito na ULBRA, em Rede de Computadores no IESPES, ganhei bolsa integral pelo PROUNI para: Direito (ULBRA) e Engenharia Mecatrônica em Salvador. Ah, a propósito, passei também no concurso público da Infraero, o qual era para cadastro de reserva e ainda hoje espero ser chamada.
Enfim, hoje, após completar meu 20º aniversário, divido um apartamento com três primos, estou terminando meu primeiro ano de Fisioterapia na Universidade do Estado do Pará e afirmo para quem estiver interessado em saber: Não importa de onde você veio, é importante apenas quem está torcendo por você e quão longe você quer chegar, concentrem-se nessas pessoas, no meu caso, mais que todos, a dona Terezinha (minha mãe), e faça por merecer, dê o máximo de si, a recompensa é SIM, impagável. Agradeço a minha família Oliveira e a todos que acompanham este jornal.  Um grande abraço de uma universitária e futura fisioterapeuta.

EXPERIÊNCIA DE VIDA: "vidas que cantam e encatam"

Elaine Erika Oliveira
É com enorme satisfação que irei compartilhar um pouco da minha trajetória de vida com os senhores leitores. Falar de si mesmo não é uma tarefa fácil principalmente quando se trata de publicar tal “autobiografia”, mas vou tentar colaborar da melhor maneira possível. Eu me chamo Elaine Erika de Oliveira sou filha de Maria Santos de Oliveira e Manoel Batista de Oliveira, nasci no dia primeiro de janeiro de 1990 e atualmente resido em Santarém e estou no primeiro ano do curso de enfermagem da universidade estadual do Pará.
Ao fazer um retrospecto de tudo aquilo que aconteceu na minha vida sinto-me um tanto realizada e satisfeita, pois apesar da pouca idade sei reconhecer e valorizar todas as minhas conquistas. Desde muito cedo tive que lidar com o fato de ser criada sem a presença de meu pai que veio a falecer quando eu tinha apenas oito anos, felizmente pude contar com apoio de minha mãe e irmãos que me ensinaram a importância da família no processo de construção de minha identidade. Como toda história de vida, a minha tem lá o seu lado dramático já que aos três anos de idade tive a felicidade de ser adotada por uma linda família.  Minha mãe e quando digo mãe estou me referindo apenas a minha mãe biológica, foi vítima de um trágico acidente que resultou em sua morte e foi aí que Deus colocou em meu caminho uma família que além de me fornecer os melhores e valores que um filho(a) precisa para conquistar seus objetivos.
Elaine com sua Mãe Maria Oliveira                            
Elaine com a Profª Olinda
Tudo que recebi foi muito amor para agarrar as oportunidades de ir além das expectativas de uma criança que poderia ser mais uma entre tantas outras vítimas do abandono e da miséria. Mas não estou aqui, para sensibilizar ou despejar lamentações, afinal esta é uma história de superação sobre como alguém que tem a vida modificada e consegue alcançar objetivos reais e que talvez não fosse o incentivo familiar e a vontade de vencer na vida eu não estivesse aqui para contá-la. Sinceramente falando o destino foi muito generoso comigo, aliás, eu não posso creditar tantas conquistas a algo que eu nem sei se realmente existe, e se tiver que responsabilizar alguém eu não poderia deixar de mencionar Deus como o principal agente transformador. Aos 15 anos, minha família proporcionou uma linda festa movida a lágrimas de felicidades e muita emoção. Pois bem, ao iniciar a vida escolar fui presenteada com uma bolsa de estudos integral em uma escola particular bolsa esta que perdurou durante praticamente todo o ensino básico, inclusive aproveito o espaço para agradecer à professora Olinda a oportunidade que me foi concedida e que foi fundamental para que eu pudesse ingressar na faculdade.
Ao concluir o ensino médio as dificuldades financeiras se colocaram como uma barreira impedindo o acesso imediato ao ensino superior, mas neste dado momento a vida me proporcionou o prazer de estar ensinando e aprendendo com crianças o valor do conhecimento e foi a partir daí que eu me tornei aquela figura que a gente nunca esquece a tal “professora” que sempre estará presente nas nossas memórias mais longínquas mesmo que seja apenas uma simples lembrança. O tempo começou a passar e logo batia a minha porta o desejo de ir além, de buscar novos rumos, para isso eu precisava batalhar e provar não apenas aos outros, mas a mim mesma de que eu era capaz de conseguir alcançar objetivos que por diversas vezes foram planejados e que necessitavam somente de um combustível a mais. Surge então a oportunidade de morar em Santarém graças à iniciativa de minha irmã Terezinha e naturalmente o apoio de minha mãe, familiares e amigos. No começo tudo era muito excitante, a perspectiva de ir “embora” causava uma falsa sensação de liberdade que por vezes me fez imaginar o quão mudaria minha vida a partir daquele momento. Realmente era uma nova fase.
Ao chegar a Santarém fui tomada por um sentimento de vazio que costuma receber outro nome e qual não foi a minha surpresa eu percebi que aquilo já era saudade, saudade de tudo, de todos, dos momentos bons, ruins, enfim cada dia que passava era como se um pouco do meu coração estivesse sendo destruído e eu pude perceber o quanto a ausência da minha mãe me fazia sofrer, mas nem tudo era tristeza, morar com Mariana, Raimison, e Carlos Gustavo.. Inicialmente estudei no curso pré- vestibular durante seis meses e no fim obtive êxito ao ser aprovada no vestibular da UEPA em segundo lugar no curso de enfermagem, não sei sinceramente se ser enfermeira é o meu futuro, mas posso afirmar que a experiência é maravilhosa, o poder do cuidado é algo que instiga e nos convida a continuar. Sei que um dia irei ler esse texto e mais uma vez lembrar-me de tudo e talvez lágrimas possam rolar, mas posso garantir que a oportunidade de escrever esse texto servirá como um reconhecimento, principalmente para filhos adotivos que não reconhecem o amor de pais que trazem para o aconchego de um lar dando amor e carinho. Meus sinceros agradecimentos e votos de sucesso a todas as pessoas envolvidas na elaboração deste projeto.

TRUTH: eternas saudades!

Raimundo Nonato dos Santos ( Truth)
Embora a morte seja sinônimo de tristezas, o Itaitubense Raimundo Nonato dos Santos, TRUTH, foi sepultado com canções e homenagens de seus amigos e parentes. O Corpo de Truth  que foi velado no Clube Emoções atraiu muita gente que foi dar o ultimo adeus ao comerciante, músico, e outras funções que contribuíram para o desenvolvimento de Itaituba.
De tradição religiosa onde com sua esposa Dulcinéa era freqüentador assíduo das missas, Truth recebeu mensagens de fé otimismos, orações que com certeza o encaminharam espiritualmente para um bom lugar.
Truth e família
Foi um momento que contou com a presença de músicos da terra que o homenagearam com várias canções como detalhes, amigo, emoções, etc.

BOCA DE FUMO, O DESRESPEITO E A OMISSÃO

Em pleno centro da cidade, no trecho compreendido entre a travessa 13 de Maio e Nova de Santana, uma boca de fumo improvisada em um beco afronta a legislação e o cidadão.                                                                
O local já é conhecido, embora esteja localizado no centro em área nobre na treze de maio, o proprietário não vende, não aluga nem zela o que já caberia uma pronta intervenção das policias civil e militar, bem como, do setor de terras da prefeitura pelo fato do abandono da área dominada pelo mato estar servindo de abrigo para a bandidagem.
Como uma imagem já diz tudo, seriam desnecessárias tantas palavras para retratar o caos social que representa essa boca de fumo, como um acinte que coloca em risco a segurança dos moradores que se veem obrigados a presenciar todas as noites esse espetáculo escabroso de jovens e adolescentes se viciando, roubando e usando o local como esconderijo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ENTIDADES.REPUDIAM REPÓRTER E VEREADOR

Nesta quarta feira, dia 20 foi divulgada uma Nota de Repúdio em solidariedade aos ribeirinhos da comunidade de Pimental, assinada pela Comissão de Justiça e Paz dos Direitos Humanos de Itaituba (JUPIC), Movimento Tapajós Viv, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Pastoral da Juventude, Comunidade do Pimental, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaituba, entre outras organizações dos movimentos sociais da região,
veja:
NOTA DE REPÚDIO
Itaituba, 20 de outubro de 2010

Em solidariedade aos ribeirinhos da comunidade de Pimental
Nós, dos movimentos sociais, pastorais sociais, movimentos populares e todos aqueles que lutam em defesa da vida e dos direitos humanos, expressamos nossa indignação pelo fato ocorrido no ultimo dia 12 de outubro de 2010 na comunidade de Pimental, o desrespeito com que as empresas Eletronorte e Ruraltecs invadem a propriedade das pessoas, entram sem permissão e fazem suas demarcações sem se quer comunicar o povo, porém isso resultou em protesto dos moradores, cansados de serem repudiados pelas empresas, quebraram o marco de concreto instalado pela Eletronorte já algum tempo.
Denunciamos a forma como foram taxados pela imprensa e pelo vereador Luiz Fernando Sadec dos Santos o popular “Peninha” que se diz representante do povo e julga seu povo de vândalos, da mesma forma fez o repórter Queiroz Filho da TV tapajoara que usou da sua ignorância para tratar como vândalos pais de famílias, trabalhadores que ralam dia e noite para o sustento de seus filhos, homens e mulheres que lutam por melhores condições de vida no meio em que vivem, essas famílias foram criminalizadas e desrespeitadas. Até que ponto isso vai chegar? Basta de violência, de criminalização. Onde estão nossos direitos?
O povo precisa saber em que pé está o projeto do Complexo Hidrelétrico no Tapajós e o que essas empresas querem. Não admitiremos que o Governo fFderal e as grandes empresas privadas passem por cima de nossos direitos tratando-nos como criminosos e invadindo nossas terras para acabar com a nossa fonte de vida o RIO TAPAJÓS. Lutaremos e vamos continuar resistindo em defesa da vida e dos povos do rio tapajós.
Somos homens e mulheres que lutam em defesa de uma vida digna.

Água e energia não são mercadorias!
Água e energia são pra soberania!
“Águas para vida não para Morte”