As instalações da rede pública municipal de ensino de Jacareacanga passam por um processo de reforma e ampliações. Com uma rede de ensino de quase 50 escolas, e uma clientela de cerca de 5 mil alunos o prefeito Raulien Queiroz abraçou um desafio de melhorar a educação em Jacareacanga.
O projeto de revitalização das escolas do município começou a tomar forma. A Escola Municipal de Educação Infantil Irene Brelaz já foi entregue no início de setembro toda reformada e com ampliações substanciais, como novas salas de aulas e um amplo refeitório, além de uma mobília nova com designe voltado para o público infatil.
Na comunidade de São José, onde ainda existe há 18 anos um barracão em madeira funcionando como escola, agora dará lugar a uma moderna unidade escolar, construída em uma arquitetura arrojada, com 4 salas de aula, secretaria, diretoria, cozinha além de banheiros e área de lazer. A obra em São José já está em fase de acabamento.
A comunidade de Porto Rico também está na mira dos investimentos do prefeito Raulien Queiroz. Resgatando compromisso firmado em 2008 durante campanha eleitoral, o prefeito está construindo uma creche com 4 salas, refeitório, ampla área de lazer. “Estamos dando uma atenção especial para educação infantil. Além da qualificação de nossos educadores, também estamos melhorando a estrutura física de nossas. Isso incentiva aos nossos alunos a freqüentarem a escola e dar mais comodidade aos nossos educadores”, reforça Raulien.
Com recursos próprios o prefeito Raulien Queiroz está ampliando e reformando a maior escola da rede municipal de ensino de Jacareacanga. Com mais de 900 alunos, 4 pavilhões, 12 salas de aula, além de dependências administrativas, a escola Carmem Valente da Silva receberá mais 2 salas de aula, auditório climatizado, passarelas e uma quadra poliesportiva coberta. A previsão é que o obra seja entregue no dia 13 de dezembro, data do aniversário de emancipação do município.
Outro investimento que vai atender o anseio popular é a reforma da única unidade hospitalar do município. Com investimento na ordem de 249 mil reais, o governo do estado através do Fundo de Desenvolvimento do Estado do Pará-FDE, bancará a reforma do Hospital Municipal Munduruku que já dava sinais de depreciação. Segundo o engenheiro civil Anacleto Madeira, o prédio do Hospital passará por cinco intervenções. “Iniciamos já com a sala de emergência, que tinha uma área de 10,50m², agora será ampliada para 22m²”, disse Madeira, acrescentando que em todas as áreas onde haverá procedimentos médicos e cirúrgicos, serão instaladas torneiras com o sistema leve toque. “Essa tecnologia evitará possíveis contaminações por parte do profissional de saúde, uma vez que o mesmo não precisará abrir manualmente o registro da torneira”, reforça.
De acordo com Madeira, nas áreas de enfermarias serão feitas reformas profundas. “Os banheiros receberão vasos sanitários acoplados com sifão, além de barras de segurança onde o paciente poderá ter apoio tanto no banho como no assento sanitário. As portas obedecerão ao padrão de acessibilidade, onde o cadeirante ou paciente em cadeira de rodas terá facilidade em usar essas dependências”, informa Madeira, acrescentando que o piso receberá lajota PI-4 e as paredes receberão azulejo branco até a altura de 2,25m.
O engenheiro civil também informou que o gabinete odontológico, que funcionava em uma pequena sala de pouco mais de 10m², agora será ampliada e transformada em uma clínica odontológica dentro do hospital. “A clínica terá sala de espera com recepcionista, além de raio-x dentro do próprio consultório”, disse Anacleto Madeira.
Para o prefeito Raulien Queiroz, as reformas e ampliações das escolas, bem como a reforma do Hospital Munduruku vem atender o anseio popular e resgata um compromisso com a população de Jacareacanga. “A qualidade do ensino e a crescente demanda de nossa clientela estudantil nos impulsionou investir na melhoria de nossas unidades escolares. Esse projeto será estendido às escolas da área indígena. Já a reforma do Hospital Munduruku, o governo do estado atendendo nossa solicitação através dos deputados Zé Geraldo e Airton Faleiro liberou mais de 240 mil reais para esse projeto”, disse Raulien Queiroz, acrescentando que o grande beneficiado disso tudo é a população de Jacareacanga.